Abaixo-assinado Contra a reforma do currículo escolar no Estado de São Paulo

Para: Governador do Estado de São Paulo - Geraldo Alckmin; Secretário da Educação do Estado de São Paulo - Herman Jacobus Cornelis Voorwald

A nova diretriz da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo pretende retirar do currículo escolar, dos 3 primeiros anos das escolas estaduais, em período integral, as aulas de História, Geografia e Ciências.
A Secretaria propõe excluir os conhecimentos de História, Geografia e Ciências do 1º ao 3º ano e manter 10% dessas disciplinas no 4º e 5º anos do currículo básico. Isso com o intuito de priorizar o ensino de Português e Matemática.

Acreditamos que isso empobrecerá, e muito a formação destas crianças.
Acreditamos na construção do conhecimento; no desenvolvimento crítico; na interdisciplinaridade; na pluralidade; na formação completa do cidadão, através do reconhecimento de seu espaço natural e de sua história; que toda forma de conhecimento está interligada e todas merecem igual reconhecimento.
Acreditamos ainda no profissional especializado de cada área, na valorização de sua profissão e na garantia de área de atuação, e não no seu estreitamento.
Acreditamos na educação básica como o alicerce de um país democrático, justo e desenvolvido.

Portanto nós, profissionais da área da educação e simpatizantes, pais, alunos, cidadãos, nos posicionamos contra essa diretriz.

6.902 Pessoas