Abaixo-assinado Exija um cirurgião dentista na UTI
Para: Presidente do Congresso Nacional do Brasil
A Odontologia transcende a estética. Em essência, possui um elevado poder curativo, diagnostica e previne graves doenças que comprometem a vida humana. As infecções pulmonares, inflamações cardíacas, ressecamento labial e bucal são algumas dentre as diversas complicações sofridas à beira do leito hospitalar.
O Poder Legislativo é profundo conhecedor dessa questão comprovada cientificamente por artigos de renome nacionais e internacionais. Em 2008 foi protagonista do projeto de lei que propõe saúde oral nos hospitais de médio e grande portes, aonde, historicamente, a infecção é combatida diuturnamente.
Os cirurgiões dentistas, médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, profissionais da área de saúde e a sociedade brasileira sensiblizados com a saúde oral em leitos hospitalares são o público alvo dessa campanha. Criamos esse espaço democrático para mostrar o nosso anseio por melhorias no atendimento à nossa saúde.
Reforçamos que a Odontologia no ambiente hospitalar, notadamente em UTI, não é estética. É necessária para combater microorganismos que se colonizam e prejudicam a saúde geral do paciente.
Assim, este documento tem por objetivo apresentar o desejo de inúmeros brasileiros, que já passaram ou não por uma internação sem a devida preocupação com a saúde bucal, ao Presidente da Câmara dos Deputados e a Comissão e Justiça e de Cidadania daquela casa para que seja enviado o Projeto de Lei 2.776/08 ao Senado Federal para análise e ratificação.
"Contribua para redução das infecções hospitalares. Exija um cirurgião dentista na UTI."