Abaixo-assinado REDUÇÃO DO IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO DOS APARELHOS PARA GAGUEIRA, COMO O SPEECHEASY
Para: ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Abaixo assinado à ANVISA, para reduzir a alíquota de importação do aparelho para gagueira, o Speecheasy, onde seu preço pode chegar a R$9.000,00.
"A ANVISA não considera o aparelho auditivo destinado ao tratamento da gagueira um produto essencial e por isso não concede desconto tributário ao speecheasy, sobretaxando o aparelho e elevando seu valor no Brasil a patamares extorsivos.
Porém, ao contrário do que pensa a ANVISA, a comunicação está no âmago de toda a interação social e, indiscutivelmente, é uma habilidade ESSENCIAL para a vida. Qualquer distúrbio que dificulte ou inviabilize a comunicação, como é muitas vezes o caso da gagueira, traz uma série de desvantagens para o indivíduo".
"A pessoa com gagueira é frequentemente discriminada em entrevistas de emprego e é alvo constante de toda sorte de preconceitos. Boa parte dos preconceitos em relação à gagueira provém da tendência equivocada do senso comum de atribuir sua causa a razões emocionais. Mas a ciência já provou que a gagueira crônica não tem causa emocional. Ela é um distúrbio involuntário, de natureza genética e neurológica, que precisa e merece receber amparo legal.
Embora não exista cura para a gagueira, um aparelho auditivo como o que foi mostrado na matéria pode em muitos casos ajudar a reduzir a frequência e a severidade dos bloqueios e facilitar bastante a comunicação para a pessoa que gagueja. Portanto, ANVISA, diminua a sobretaxa de importação dos aparelhos auditivos voltados ao tratamento da gagueira. As pessoas que gaguejam e suas famílias ficariam muito agradecidas por essa medida simples e necessária. Comunicar-se é um direito fundamental do ser humano." Por: http://gagueira.wordpress.com