Abaixo-assinado Abaixo ao novo Ensino Médio no Rio Grande do Sul
Para: Todos
Em 2012, o governo estadual do Rio Grande do Sul implantou com os primeiros anos o novo ensino médio, chamado agora de Ensino Médio Politécnico. As mudanças seguem em 2013 com os segundos e em 2014 com os terceiros anos.
As principais mudanças foram o aumento da carga horária em 200 horas e a adição de uma nova disciplina, chamada de Seminário Integrado, que visa a execução de projetos por parte do aluno. Além disso, matérias importantes foram extintas ou tiveram aulas diminuídas.
Nomeio a seguir as principais mudanças:
SEMINÁRIO INTEGRADO - 5 ou 6 aulas semanais desta matéria que visa o desenvolvimento de projetos. É importante porque é uma forma diferente do comum de aprender, porém, ocupa espaços de matérias mais importantes.
AUMENTO DA CARGA HORÁRIA - muitos jovens precisam trabalhar e a maioria das escolas está estendendo o horário de aula até 12h30/12h50...
NOVO MÉTODO DE AVALIAÇÃO - a partir deste ano, não haverá mais notas no boletim, e sim conceitos. Os alunos serão avaliados de acordo "com os olhos dos professores" o que segundo eles é muito mais difícil.
NOVA CHANCE AOS REPROVADOS DE 2012 - a mudança no Ensino Médio também dá uma nova chance aos reprovados dos 1° ano de 2012. Ou seja, aqueles que atrapalharam os bons alunos durante todo o ano terão uma nova chance. E assim, é óbvio que se passarem, irão incomodar no 2° ano e não irão acompanhar o conteúdo porque, convenhamos, é 10x mais difícil.
Pois bem, o principal motivo da revolta de nós estudantes, é a diminuição de matérias importantes que caem no ENEM e no Vestibular e ainda a nova chance de aprovação aos que reprovaram no ano passado.
A nova chance de aprovação é um desrespeito com nós, que, estudamos e fizemos os trabalhos propostos pelos professores durante todo o 2012. Também é uma falta de respeito com os professores que explicaram todas as suas matérias no ano passado e os alunos não tinham vontade.
Convenhamos, se serem aprovados, é óbvio que continuarão a atrapalhar quem quer aprender no segundo e ano e é claro que não vão conseguir acompanhar o conteúdo do 2° ano porque é 10x mais difícil. Acho que os alunos que mereceriam a nova chance, são aqueles que têm dificuldades. Por exemplo, vai bem nas Ciências Humanas, mas não nas Exatas, e vice-versa. Esses mereceriam uma chance!
Muitos estão dizendo que não vai adiantar nada fazermos abaixo assinado e manifestações. Pois bem, se FICARMOS QUIETOS, vai adiantar muito menos. Nós somos os principais afetados com essa mudança e somos cobaias de um teste do governo estadual. E o governo quer realmente isso pessoal, alunos que aguentam tudo de cabeça baixa e não contestam.
Assinem o abaixo assinado.
Em Caxias do Sul, ocorrerá uma manifestação na quarta-feira 3 de abril) na Praça Dante Alighieri (entre as ruas Marquês do Herval e Dr.Montaury e entre a rua Sinimbu e a Avenida Júlio de Castilhos) às 9h da manhã!