Abaixo-assinado Nomeação de Nutricionistas
Para: Exma. Srª. Deputada Arlete Sampaio
ABAIXO-ASSINADO
A comissão de candidatos aprovados no concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro reserva para o cargo de Analista de Gestão Educacional, especialidade Nutrição, devidamente homologado pelo Edital nº 10 de 14/02/11 e publicado no DODF n. 34 de 17/02/11, abaixo assinados, vem por meio deste documento solicitar apoio para as nomeações junto às Secretarias de Educação e Administração:
O referido concurso ocorreu conforme Edital Normativo nº 1/2010 – SEPLAG, de 20 de agosto de 2010, o qual previu 15 vagas efetivas e cadastro de reserva, totalizando 293 candidatos aprovados conforme regras do edital, até o presente momento 48 nutricionistas foram nomeados, sendo que, desse total, ocorreram 16 vacâncias entre candidatos exonerados ou nomeações tornadas sem efeito, além disso cabe ressaltar que a Lei Orçamentária Anual do exercício de 2012 previu em seu orçamento, o total de 400 vagas para AGE, incluindo todas as especialidades e pouco mais de 200 nomeações ocorreram até então.
Segundo o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) deveria haver um nutricionista para cada 500 alunos de creche ou pré-escola e para cada 3000 alunos de ensino fundamental, o que não ocorre, haja vista que ainda existem Regionais de Ensino sem uma nutricionista sequer, gerando sobrecarga para os atuais profissionais empossados e falta de atendimento adequado a todas as escolas.
Além disso, atuais ações de promoção de saúde e prevenção de agravos à saúde por parte do GDF, incluindo o Programa Saúde na Escola (PSE) que alcança cerca de 51000 estudantes, implantação do Café da Manhã na Escola, fornecimento de 5 refeições diárias para estudantes de período integral, campanhas como “Semana Saúde na Escola” (que neste ano, envolveu o tema “Obesidade” em sua pauta) aumentam a necessidade de maior participação e envolvimento do profissional nutricionista, porém o número ainda é insuficiente.
Recentemente, novas escolas tem sido inauguradas e uma grande quantidade de professores tem sido contratadas, atitudes louváveis por parte do GDF, entretanto, a importância de outros profissionais tem sido esquecida.
Assim, na esperança de termos nosso pleito atendido encaminhamos esse documento em 1 folha e assinada por todos os interessados, em duas vias a serem protocoladas em seu gabinete.
Nomeamos Amanda Mota e Vanessa Bezerra, telefone 99430443, como nossos representantes, caso sejam necessárias maiores informações.
Brasília, 21 de março de 2013