Abaixo-assinado DISTINTIVO CB VALÉRIO NA FARDA PMMG E MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO CB VALÉRIO
Para: GOVERNADOR DE MINAS GERAIS
Obrigatoriamente os policiais militares de MG devem usar a imagem( distintivo) do Alferes Tiradentes na manga esquerda da farda. A história de Tiradentes é tão sabotada quanto a história do Brasil. Sabe-se muito pouco sobre o Alferes; nos ensinaram ser um dos responsáveis pela Inconfidência mineira. Quanto mais lemos sobre Tiradentes, mais dúvidas surgem. Será mesmo Tiradentes um herói nacional? Em relação a PMMG, aceitamos Tiradentes como patrono por razões políticas.
É fato que o Alferes tem pouca identificação com os praças de polícia. O simbolismo de Tiradentes está muito distante da realidade dos praças. Logo, é preciso de uma representação simbólica aos praças. Simbologia que também deveria estar na farda. Quem representaria os praças de MG? Não há dúvidas de que o Cb Valério dos Santos de Oliveira é o melhor exemplo. O Cb Valério foi morto em 1997, autoria de crime duvidosa ainda hoje, durante um protesto histórico que dividiu a PMMG em antes de 1997 e depois de 1997.
Queremos um distintivo do Cb Valério na farda da PMMG; além de uma medalha de honra ao mérito Cb Valério. A história deste é conhecida por todos.