Abaixo-assinado Carta de sugestões da 136 turma de Medicina - UFMG para o internato de Medicina em Urgência e Traumatologia
Para: Direção da FM UFMG e chefes e coordenadores do Internato em Medicina de Urgência e Traumatologia
Belo Horizonte, 26 de março de 2013.
Ao diretor da Faculdade de Medicina da UFMG (FM-UFMG), Sr. Francisco José Penna
Ao chefe do departamento de Clínica Médica da FM-UFMG, Sr. Ricardo Menezes Macedo
Ao chefe do departamento de Pediatria da FM-UFMG, Sra. Benigna Maria de Oliveira
Ao coordenador do CEGRAD da FM-UFMG, Sra. Alamanda Kfoury Pereira
À ouvidora da FM-UFMG, Sra. Maria das Graças Santos Ribeiro
Ao coordenador do módulo de emergências clínicas do Estágio em Medicina de Urgência e Traumatologia da FM-UFMG, Sr. Marcos Vinícius M. Andrade
À coordenadora do módulo de emergências pediátricas do Estágio em Medicina de Urgência e Traumatologia da FM-UFMG, Sra. Maria do Carmo Barros de Melo
Ao chefe do departamento de Cirurgia, Sr. Marcelo Eller Miranda
Ao coordenador do módulo de traumatologia do Estágio em Medicina de Urgência e Traumatologia da FM-UFMG, Sr. Marcelo Magaldi Ribeiro de Oliveira
Muito nos alegrou a atenção dispensada às nossas reivindicações apresentadas na carta anterior. Acreditamos que o diálogo franco e respeitoso entre docente e discentes é extremamente construtivo e contribui grandemente para a elevação do padrão de ensino de uma instituição com uma tão forte tradição no panorama nacional. Diante das atuais modificações instituídas no Internato em Medicina de Urgência e Traumatologia, no módulo de urgência em clínica médica, sobretudo, os estudantes da 136ª turma desta Instituição, reuniram-se no dia 26 de março do ano corrente na sede do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) para discutir e propor ajustes para aperfeiçoar as condições de ensino e buscar a excelência do nosso aprendizado.
O principal problema identificado dentre as alterações propostas foi a fixação de instituição para realização dos plantões de clínica médica durante todas as cinco semanas que parece deletéria uma vez que os alunos não terão mais a oportunidade de conhecer e experimentar os diferentes cenários de atenção às urgências em instituições de cuidado secundário e terciário. Outros problemas relevantes são: a carga horária cumprida pelos alunos no Internato, a qual é discrepante em relação ao que consta em nosso comprovante de matrícula; a mudança dos grupos formados no início do 10º período para os internatos.
Entendemos as diversas questões institucionais que devem ser levadas em conta para que as alterações sejam efetivadas. Embora saibamos que uma das reivindicações feitas anteriormente seria a fixação de um local para a realização de plantões, gostaríamos de corrigir nossa solicitação, que nos pareceu indevidamente expressada. A fixação das unidades para cada aluno no internato de Clínica, enviada pelo Colegiado limita o aprendizado dos estudantes pois esses não terão oportunidade de serem inseridos nos diversos níveis de atenção. Em vista disso, gostaríamos de sugerir que:
1. Os plantões ocorram em dias fixos da semana durante as cinco semanas do internato de Clínica Médica, sendo que a cada dia da semana estejamos em uma determinada unidade. Desse modo, trabalharíamos nas mesmas três unidades por semana, toda semana. E.g.: o aluno “X” estaria às segundas-feiras no HRTN, às terças-feiras no HC e às quartas-feiras na UPA Venda Nova. Assim, o estudante “X” teria passado por unidades de atenção secundária e terciária de urgência e o vínculo com as equipes das unidades seria criado, proporcionando um melhor aprendizado aos estudantes. Objetivamos, com isso, uma maior homogeneização do conhecimento entre os alunos.
2. Solicitamos que a carga horária cumprida (495 horas), seja convertida adequadamente em créditos e registrados em nosso comprovante de matrícula, no qual atualmente consta que cumprimos apenas 330 horas.
3. Por último, mas não menos importante, que os nossos grupos fossem mantidos os mesmos do primeiro trimestre.
Diante disso, solicitamos uma reunião com as pessoas citadas no início desse documento, para discutirmos a atual situação do Estágio em Medicina de Urgência e Traumatologia. E desejamos que tal reunião aconteça em tempo hábil para que, como dito anteriormente, os alunos da 136ª turma da Faculdade de Medicina da UFMG que neste trimestre estão no internato de GOB sejam beneficiados.
Atenciosamente,
______________________________
Brenda Corrêa Godoi
Coordenador Geral do DAAB
_____________________________
Ivan Barbosa Gerken
Representante da 136ª Turma
_______________________________
Érika de Freitas Peixoto
Representante da 136ª Turma