Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado Criação e manutenção da Praça Esperança e do Parque Mario Cravo no Itaigara

Para: Prefeitura Municipal de Salvador; Prefeito ACM Neto; Camara de Vereadores de Salvador; Governo do estado da Bahia; Defensoria do Meio Ambiente;

Petição em Defesa da Criação e manutenção da Praça Esperança e do Parque ecológico Mario Cravo no Itaigara.

Todas as manhãs no Itaigara saímos de casa enfrentando algum grau de congestionamento de trânsito. Infelizmente no futuro próximo será bem pior.

Assim que for inaugurado o Condomínio Diamond mais 174 apartamentos irão somar-se à já insuficiente rede viária do Alto Itaigara.
Numa conta simples, como trata-se de empreendimento de 3 garagens por apartamento, ao menos 522 novos automóveis estarão circulando. Se colocados em fila serão aproximadamente 5 km de carros! Teremos engarrafamento dentro de nossas garagens.

Que fique claro, nada contra os novos vizinhos, que serão tão vitimas quanto nós.

O senso comum facilmente chegaria a conclusão de que um bairro com apenas uma via de entrada e saída, agravado com o fluxo de automóveis para o leva e traz de alunos do Colegio Sartre, não comportaria um empreendimento deste porte.

Quanto a isso nada mais podemos fazer.

Porém, nada está tão ruim que não possa piorar. Leia abaixo.

Temos umas das ultimas áreas arborizadas da cidade nas encostas da rua Antônio Monteiro e Reitor Macedo Costa. Estas áreas são áreas publicas e que, há cerca de 25 anos atrás constaram do Termo de Ajustamento entre o Loteamento Itaigara e a Prefeitura, constituindo-se como "Áreas Verdes Não Edificantes". Porém isso pode mudar a qualquer momento, basta seu desafetamento (termo técnico).

Estas encostas com mata permanecem sob cobiça constante tanto de invasores quanto de políticos inescrupulosos e funcionários corruptos. Em diferentes momentos tentaram invadi-las como estacionamento, como prolongamento de áreas de condomínios, deposito de entulho de construções e já há projetos de novos empreendimentos.

Há duas semanas foi invadido e cercado com arame farpado uma importante fração nos fundos do condomínio Port Saint Vincent. São cerca de 600 metros quadrados invadidos. Trata-se de área pública e verde, confirmado por documentos levantados junto a SEFAZ em 31/05/2012.

Vizinhos, amigos. Peço a atenção de vocês por mais uns instantes.
Façamos contas simples. Somos cerca de 30 edifícios neste entorno. Cerca de 1800 apartamentos. Se somarmos o IPTU teremos algo como R$180.000 por mês (!) ou R$ 2.100.000 por ano de impostos pagos a prefeitura. Apenas nestas pequenas ruas e sem contar os impostos recolhidos nos estabelecimentos comerciais, shopping e escola.

Hoje o que recebemos é apenas, acreditem, dois garis dividindo o trabalho de limpeza do Alto Itaigara e Praça da Sereia, trabalho este muito dificultado pela ausência de lixeiras publicas. Não é de admirar-se que muitas vezes nossas ruas pareçam uma favela, mal cheirosa, cheia de lixo. A mata que deveria ter um manejo apropriado e preservada está degradada, tratada coo terreno baldio, cheia de entulho e capim alto, que permite a proliferação de insetos, roedores e a permanência de marginais.

Queremos a contra-partida pelo imposto que pagamos.

Queremos a manutenção das áreas verdes, com limpeza, manejo das arvores e capina baixa. Existe diferença entre um terreno abandonado e uma área verde preservada.
Queremos equipamentos urbanos, bancos, lixeiras, arborização e limpeza.
Queremos ordenamento do trânsito nos horários de pico.
Quremos segurança.

Queremos acreditar que mudou o Prefeito e a situação irá mudar para melhor. Necessitamos de um canal eficaz de diálogo com a prefeitura. Precisamos do empenho e ajuda de todos, seja poder publico, empresários, particulares ou sociedade civil organizada.

Trata-se de uma união de esforços para que, se não for por amor à natureza, ao menos que seja para a preservação do patrimônio pessoal que é o valor de nossos imóveis.
Não enganem-se, pois se nada for feito, em breve novos empreendimentos imobiliários estarão surgindo, enriquecendo uns poucos e atrapalhando e desvalorizando nossos imóveis, que perderão a área verde e terão o trânsito mais caótico.

Peço que assinem este Abaixo-assinado online / Petição Pública para que possamos fazer pressão junto ao Poder Público e tornar estas áreas verdes definitivamente preservadas como um legado às gerações futuras.




Qual a sua opinião?


Abaixo-assinado Criação e manutenção da Praça Esperança e do Parque Mario Cravo no Itaigara, para Prefeitura Municipal de Salvador; Prefeito ACM Neto; Camara de Vereadores de Salvador; Governo do estado da Bahia; Defensoria do Meio Ambiente; foi criado por: APITA - Amigos para Preservação do Itaigara.
Esta petição foi criada em 02 abril 2013
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
93 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar