Abaixo-assinado A MAIOR DÍVIDA DO BRASIL
Para: Presidente da República Federativa do Brasil; Congresso Nacional; Ministério da Educação
Por meio desta, requeiro a Presidência da República, Ministros e seu principal o da Educação, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, todas as secratarias, líderes partidários, líderes sindicais e povo brasileiro.
Que se faça justiça defintivamente e eternamente fique gravado na História do Brasil e fixado a partir de 2014 em território nacional, a atuação do Brasil na 2a. Guerra Mundial contra o regime Facísta e Nazísta que instalou-se em toda Europa, particularmente falando da Itália. É inadimissível que o povo italiano guarde ainda boas recordações e prestam até hoje homenagens aos pracinhas da FEB nas localidades italianas por onde lutaram e nós apenas alguns documentários pouco vistos e lembretes em datas comemorativas.
A Força Expedicionária Brasileira é registrada na memória dos italianos como "Il liberatori" (Os Libertadores). Até hoje são gratos pela bravura e coragem de cruzarem o Ocêano Atlântico , 9000 km, e lutarem em região montanhosa destacando-se até mesmo entre o próprio exército alemão, taxados como "O exército incansável". É verdadeiramente injusto que até hoje nossos filhos e netos não saibam o que estes homens e mulheres fizeram, quantos morreram, milhares de feridos e mutilados, e porque estavam lá. Em aproveitamento desta ignorada história do Brasil, inclua-se o Esquadrão Brasileiro de Aviação Combatente o famoso e condecorado " Senta a Pua ".
Peço à todos que assinem e repassem, para que seja registrado e de agora em diante a participação dos brasileiros na itália durante a 2a. Guerra Mundial e que o sangue derramado seja aclamado por todas as novas gerações. Devemos isto, o povo brasileiro deve isto e principalmente o governo pague sua dívida com a história do Brasil e com estes jovens que chegaram em Julho de 1944, na cidade Napoles.