Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado Por outra ADUFC: democrática, transparente e bonita de se ver!

Para: Professores/as da UFC e UNILAB

Por outra ADUFC: democrática, transparente e bonita de se ver!



A falta de democracia, autonomia política, respeito aos princípios éticos na condução de nossos movimentos, bem como o boicote às decisões coletivas são aspectos que têm marcado o exercício da atual gestão da ADUFC. Símbolo das lutas pela democratização do País, da defesa das universidades públicas, dos direitos e das conquistas sociais, a ADUFC se transformou e vem assumindo um papel cada vez mais retrógrado, omisso e subserviente, eximindo-se de honrar a sua própria história.
Há registros fartos dessa história nos anais da ADUFC e na memória de centenas dos seus militantes. Quem viveu aquele momento histórico sabe o que significou a disposição para restaurar o estado de direito, buscando garantir a livre expressão e a reorganização da sociedade civil. Como uma entidade forte e independente, empreendeu luta contra a ditadura militar, afrontando botas, ameaças, estrelas da mais autoritária grandeza, e firmou-se em prol do direito de representar a categoria dos professores cearenses, e em defesa, principalmente, da democracia. Foram décadas de movimentação e enfrentamento que fizeram da ADUFC uma entidade articulada com as grandes questões políticas do Brasil e da universidade brasileira. Atuou incansavelmente em defesa da Universidade Pública, dos nossos direitos trabalhistas e da valorização de uma categoria responsável pela formação de profissionais de nível superior e cientistas das mais diversas áreas, em atendimento às demandas do tão propagado desenvolvimento econômico e social do Ceará e do País.
O que a sociedade espera de nós é, pois, um engajamento político à altura da nossa responsabilidade, como segmento que recebeu um alto investimento público em sua formação profissional. Assim sendo, queremos propor a reconstrução da ADUFC, devolvendo a ela tudo aquilo que nos proporcionou em termos de conquistas políticas e trabalhistas, até ser indevidamente apropriada, nas últimas gestões, por uma mentalidade tacanha e danosa à democracia. Pelo significado sociológico de entidade representativa que traz em si, depositário das lutas mais importantes das inúmeras categorias de trabalhadores do mundo todo, não podemos permitir que nossa ADUFC continue a ser tratada como "clube de poucos amigos" ou local de encontros, coquetéis, cantorias e feijoadas de final de semana para uma minoria de associados. Nem tampouco podemos admitir que o referido clube em que ela se configura hoje seja protegido por guarita de instituição prisional, como se essa instituição estivesse sob ameaça de criminosos e destruidores do patrimônio público, o que não tem qualquer fundamento.
No instante em que nossos direitos trabalhistas estão sendo ardilosamente retirados, sendo o principal deles o direito a uma representação insubordinada ao poder político e econômico instituido, nós precisamos, isto sim, de uma ADUFC democrática, transparente e bonsta de se ver! É com este espírito de luta que nos colocamos, por acreditar que ele se faz necessário para garantir a liberdade de pensar, propor e criar novos rumos, que tão bem caracteriza a profissão docente! Assim, nos dirigimos à nossa categoria, chamando este coletivo a fazer justiça ao nosso bonito percurso histórico de lutas, com coragem e disposição de mudança! A hora é esta, porque "outra ADUFC" é possível e necessária!
Em nome dessa história, conclamamos antigos e novos colegas a lutarem conosco, votando, nos dias 29 e 30 de abril, na chapa "Por outra ADUFC: democrática, transparente e bonita de se ver", para garantir que a nossa entidade volte a ter o sentido político de sentinela e guardiã, não de interesses fechados, governistas e privacionistas, mas sim da democracia. Isso se justifica porque, se as Universidades são espaços que não combinam com a estagnação, a rotina, o clientelismo, a acomodação, o medo, a obediência e a covardia, o que dizer, então, de um Sindicato que representa os seus professores? Estes, sindicatos e universidades, devem ser espaços da invenção, da criação, do diálogo e do confronto de ideias, ou seja, abrigos da formação de um pensamento das diferenças, da diversidade e do vigor da vida pública, os quais devem pautar nossas ações e as ações da entidade.
Precisamos reafirmar a força política que nos animou por décadas e que se fez presente na greve de 2012, aglutinando diferentes gerações de professores num corpo comum de defesa da UFC, nos campi de Fortaleza, Sobral, Cariri e Quixadá, e da UNILAB.

Fortaleza, 15 abril de 2013
CHAPA "POR OUTRA ADUFC DEMOCRÁTICA, TRANSPARENTE E BONITA DE SE VER




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 16 abril 2013
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
147 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar