Abaixo-assinado Solução para os problemas de transporte coletivo no Ipsep, Recife - PE
Para: Grande Recife Consórcio de Transporte
Viemos por meio deste abaixo-assinado solicitar uma solução para os problemas do sistema de transporte coletivo no bairro do Ipsep, Região Metropolitana do Recife – PE. Após as mudanças realizadas nas linhas de ônibus, em decorrência da inauguração do Terminal Integrado Tancredo Neves, o atendimento aos usuários de ônibus do referido bairro ficou extremamente comprometido. Anteriormente o bairro contava com o atendimento de 16 linhas que trafegavam sentido subúrbio/Centro e Centro/subúrbio. Destas, apenas os 121 – Vila da Sudene, 122 – Vila do Ipsep continuam funcionando normalmente, as outras eram originárias do Ibura e agora servem ao T.I.
Porém, apesar de originarem-se de outro bairro, eram linhas alimentadoras do Ipsep e serviam muito bem aos moradores do bairro, pois os moradores estavam distribuídos nessas linhas, desafogando o transporte. Com as mudanças, todas essas linhas deixaram de atender ao Ipsep, permanecendo apenas as linhas 121 e 122. Os problemas surgem a partir deste ponto, pois as duas linhas não possuem a capacidade de atender à demanda de usuários, especialmente nos horários de pico. Além disso, com as mudanças, os moradores deixaram de ter a opção de uma linha que siga “via Imip”, sendo que anteriormente havia pelo menos quatro linhas de ônibus realizando este percurso. Com isso, quem precisa seguir para as proximidades do Imip, precisa agora pegar dois ônibus.
Em outra problemática, não menos importante, ficaram os estudantes da UFPE, IFPE, especialmente da UFRPE ou os que seguem para Dois Irmãos, pois perderam a linha 020 – Candeias/Dois Irmãos, única opção para este destino. Agora os estudantes são obrigados a utilizar pelo menos dois transportes, pagando duas passagens, ou seja, gastando mais dinheiro. Não nos submeteremos calados diante dessa situação. Sugerimos a criação de uma linha integrada que ligue o Ipsep ao T.I. Tancredo Neves, pois seria a solução mais viável diante de toda essa problemática que atinge aos moradores do Ipsep. Desta forma teremos:
-mais opções de ônibus para o centro que atendam a demanda;
-a opção de integração com o metrô;
-uma linha que siga para o Imip;
-uma linha com destino a Dois Irmãos (UFRPE) pagando apenas uma passagem.