Abaixo-assinado contra o sobrevoo de helicópteros sobre a região situada no entorno do Aeroporto Carlos Prates.
Para: autoridades competentes
Nós, moradores da região Noroeste de Belo Horizonte, vimos, através do presente abaixo-assinado, patentear nossa profunda indignação a respeito de algo que vem incomodando e causando consideráveis danos à região supramencionada.
Atestamos que a reclamação aqui apresentada constitui o sentimento e o anelo da maioria absoluta dos cidadãos que moram nos seguintes Bairros: Caiçara, Monsenhor Messias, Padre Eustáquio, Carlos Prates, Jardim Alvorada e imediações.
Nos últimos meses, aumentou significativamente o sobrevoo de helicópteros sobre essa região. Isso se deve ao fato de que o Aeroclube, alocado no Aeroporto Carlos Prates, incrementou a oferta de cursos de formação de pilotos.
Ocorre que essas aeronaves, destinadas à formação de pilotos privados, começam a adejar, em baixíssima altitude, sobre nossas residências às 06h30min da manhã e, num massacre constante em altos decibéis, só param por volta das 19:00 horas, inclusive aos sábados domingos e feriados.
Ora, além de comprometerem o meio ambiente e a nossa saúde, devido à poluição sonora produzida, ainda colocam nossas vidas sob risco constante, já que a região sobrevoada, exaustivamente, por pilotos neófitos e, por isso mesmo, despreparados, é eminentemente residencial e populosa e não pode constituir, havemos de concordar, locus apropriado para práticas aeronáuticas dessa natureza.
Dessa forma, norteados por princípios e valores republicados e democráticos, defendemos que os interesses privados não podem, em hipótese alguma, prevalecer em detrimento do bem-estar de toda uma coletividade. Solicitamos, então, que as autoridades competentes possam avaliar o problema ora apresentado e tomar as providências cabíveis.