Abaixo-assinado Petição para modificação do processo seletivo da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal Fluminense
Para: Todas pessoas que são favor de melhorias para a educação
Petição para modificação do processo seletivo da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal Fluminense
“6.4. Com base em critérios técnicos, a equipe de Serviço Social da PROAES poderá convocar os estudantes para entrevista. A relação dos estudantes convocados será divulgada no site www.proaes.uff.br no dia 14 de março de 2013. O estudante convocado para a entrevista deverá apresentar a documentação original ou as cópias devidamente autenticadas em cartório.”
Prezados (as),
Tendo em vista a grande dificuldade de se enquadrar no processo seletivo de bolsas da Pró-Reitoria de Assuntos estudantis (PROAES), devido à enorme burocracia em torno da documentação requerida no final do item 6.4. Do edital referente ao período de 2013.1, sendo a mesma requerida como critério de eliminação do candidato a bolsa e deixando de observar o perfil socioeconômico e as dificuldades para cumprir tais exigências para estudantes da Universidade Federal Fluminense no Pólo Universitário de Campos dos Goytacazes, viemos por meio de uma petição expor nossa preocupação em portar documentos originais de nossos parentes e/ou responsáveis e que, em grande parte, não moram conosco impossibilitando o acesso a eles e a documentação, pois a realidade de nosso pólo abrange, na sua maioria, alunos oriundos de outros municípios ou estados. Há também a dificuldade com a despesa em cartório que impede a legitimidade dos documentos apresentados, já que muitos possuem vulnerabilidade socioeconômico sendo esse um dos motivos pelo qual estamos neste processo seletivo.
Sendo assim, a burocracia, ao invés de otimizar a seleção, trás exigências que impedem uma avaliação coerente com a realidade socioeconômica de nosso pólo, acabando por excluir mais e incluir menos, contrariando a proposta de inclusão da assistência estudantil da PROAES. Neste caso, propomos maior autonomia para o núcleo de Assistência Estudantil dos pólos, através de uma avaliação participativa com os estudantes.
Atenciosamente.
Estudantes da Universidade Federal Fluminense do Poló Uniiversitário de Campos dos Goytacazes.