Abaixo-assinado Proteção aos animais habitantes nos Campi da Universidade Federal do Espírito Santo
Para: Reitor da Universidade Federal do Espírito Santo
Ao Senhor Professor
Reinaldo Centoducatte
Magnífico Reitor da UFES
Ao longo dos anos, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) tornou-se conhecida pela preservação ambiental existente em seu território. Sempre foi comum para alunos e servidores, o convívio com animais domésticos e selvagens de forma harmônica, especificamente, no campus de Goiabeiras.
Nos últimos anos, a população de felinos e caninos, seja por conta da procriação ou pelo abandono têm aumentado consideravelmente no campus, tendo sido observado, também, o crescimento no número de mortalidade desses animais, vítimas de envenenamento ou outros fatores não identificados. Além disso, protetores voluntários que tentam de alguma forma ajudar os referidos animais, com comida e cuidados necessários, sofrem represálias por parte de alguns servidores da universidade.
Para tanto, diante do papel importante da universidade na sociedade, os abaixo-assinados, cidadãos do estado do Espírito Santo, considerando o grau significativo do Reitor na UFES, vêm respeitosamente solicitar de Vossa Magnificência, medidas socioeducativas orientando a população frequentadora da universidade quanto à proibição de maus-tratos e abandono de animais nos Campi, especificando as leis vigentes, sendo elas: a Lei Federal Nº 9.605/98 e o Decreto Lei Nº 24.645/34 e incentivando denúncias para quem presenciar tais crimes, fornecendo o telefone da delegacia de crimes ambientais do estado sendo ele: (27) 3236-8136 ou pelo 181. Vale ressaltar que as medidas sendo adotadas, seja através de cartilhas, avisos, placas e em conjunto com a sociedade, tornará a UFES mais sustentável, ambiental e justa, podendo servir futuramente, como modelo para outras universidades.