Abaixo-assinado Alteração de horários do curso de Engenharia Mecatrônica do IF Sudeste MG
Para: Alunos do curso de Engenharia Mecatrônica do IF Sudeste MG.
Aos senhores,
Diretor Geral do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG - Professor Sebastião Sérgio Oliveira;
Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica do IF Sudeste MG - Professor Luis Oscar de Araújo Porto Henriques;
Chefes dos Departamentos de Educação e Ciências e de Ciências e Tecnologia e;
Representantes dos Núcleos envolvidos no Curso de Engenharia Mecatrônica.
Vem, os alunos do Curso de Engenharia Mecatrônica do IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora - abaixo assinados, por meio deste, solicitar algumas intervenções nos nono e décimo períodos de nosso curso, sobretudo no que diz respeito ao horário.
Tendo em vista a realização de estágio orientado, constatamos uma deficiência no curso, no que diz respeito ao turno e horários de aulas. A maioria, para não dizer todas, as empresas de nossa cidade que podem proporcionar estágio em nossa área de atuação oferecem turnos de estágio apenas durante o dia, muitas vezes ocupando seus estagiários tanto pela manhã, quanto à tarde. Como exemplo, podemos citar a oportunidade de estágio apresentada pela montadora Mercedes Benz em Juiz de Fora, que concedia vagas para estágio no horário de 7h00min às 14h15min. Tal horário se deve à jornada de 6 horas diárias para estagiários, acrescidos do período de almoço, que a própria empresa oferece.
O horário disponibilizado pela empresa coincide com o horário de diversas disciplinas de nosso curso. Como deve ser do conhecimento de todos, a partir de 50% (cinquenta por cento) de conclusão da carga horária do curso, os discentes podem executar o estágio obrigatório orientado de cento e oitenta horas. Entretanto, com a grade horária do curso, como tem sido ministrada, a probabilidade de se conseguir prestar estágio durante o curso é demasiadamente pequena, a não ser que o aluno abra mão de diversas disciplinas durante o período letivo.
Portanto, os alunos abaixo assinados apresentam uma proposta para a solução do problema, que consiste em ministrar as disciplinas dos nono e décimo períodos do curso no turno da noite, ou, ao menos, iniciando-se no horário das 16h20min. Explicita-se ainda que grande parte das disciplinas ministradas nesses dois últimos períodos não apresentam necessidade de aulas práticas em laboratórios, evitando, portanto, não acarretariam problemas no que diz respeito ao espaço físico.
Contando com a colaboração e bom senso de todos a quem encaminhamos essa petição e de todos os demais envolvidos pelo teor da mesma,
Agradecem a atenção dispensada,