Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado de apoio a Chapa ADUFAL PELA BASE: sindicato é para lutar! (Eleições (AD)UFAL 19 e 20 de junho)

Para: Docentes da UFAL e demais integrantes do movimento docente nacional

Lista de apoio a Chapa ADUFAL PELA BASE: sindicato é para lutar

A greve docente de 2012 colocou em evidência duas concepções de movimento sindical na UFAL. Uma concepção pautada pela democracia de base, autônoma e transparente; e outra concepção de sindicato burocrático, distanciado da base e de frágil autonomia política. A greve fez revelar o caráter de insatisfação de muitos professores com a conduta política da atual gestão da ADUFAL: não prestação de contas, gastos excessivos com festas e pouco investimento na luta político-sindical; ausência de informação sobre as pautas do movimento docente; inexistência de diálogo com a categoria; não composição do Conselho de Representantes da entidade; descolamento das lutas e pautas nacionais dirigidas pelo ANDES-SN; criação de obstáculos diversos para a filiação de novos professores.

Foi ainda durante a greve que um grupo de professores, integrantes do comando local de greve e participantes ativos nas assembleias, constituiu-se como coletivo crítico, contrário a esse tipo de direção e concepção de sindicato. A crítica necessária a essa concepção transformou-se em disposição para aglutinar docentes em torno das propostas de luta definidas democraticamente nas assembleias e silenciadas pela atual gestão da ADUFAL com o fim do movimento grevista.

Além da omissão da atual gestão em convocar uma assembleia de avaliação do movimento de greve docente, também não se assumiu politicamente a pauta local, que caiu no esquecimento. O mesmo vem ocorrendo com os encaminhamentos da luta nacional, a exemplo da recente “Jornada de Lutas por melhores condições de trabalho e reestruturação da carreira docente nas IFE [Instituições Federais de Ensino Superior]”, chamada pelo ANDES-SN, ocorrida na semana de 20 a 24 de maio deste ano, em todo o Brasil. Na UFAL, a única atividade que congregou docentes para o debate foi promovida pelo movimento Professores em LUTA UFAL, que apoia a Chapa ADUFAL PELA BASE: SINDICATO É PARA LUTAR, que agora se apresenta.

Nos últimos anos, a condução política da ADUFAL redundou na descaracterização do que deve ser um sindicato de denúncia, de luta e propositivo para a reversão da política governamental de desmantelamento da universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada: desestruturação da carreira docente; precarização das condições de trabalho; ataque à previdência do servidor público e às demais conquistas de direitos.

A luta histórica pela expansão/interiorização e democratização do ensino superior público de qualidade converteu-se, ao contrário, num modelo de ampliação da universidade que vem agravando ainda mais as condições precarizadas e intensificadas do trabalho docente (excessiva carga horária; elevado número de alunos em sala de aula; junção de turmas para um mesmo professor; número insuficiente de professores concursados para atender ao aumento no número de alunos; condições estruturais insuficientes para ensino, pesquisa e extensão, etc.).

Nesse contexto em que a ação sindical se faz cada vez mais urgente, temos hoje a maioria dos professores recém-chegados à Universidade não filiada à ADUFAL. Isso significa que cerca da metade dos docentes ativos da UFAL não está organizada em nossa seção sindical. As causas são diversas, dentre elas: falta de relação base e entidade; falta de confiança e de sentimento de pertença à nossa Seção Sindical; ausência de um sindicato politizado, dinâmico, plural e de luta permanente pelos direitos da categoria.

Diante dessa conjuntura local e nacional, a Chapa ADUFAL PELA BASE: SINDICATO É PARA LUTAR se propõe a assumir a urgente tarefa de construção coletiva de um sindicato forte, aguerrido, autônomo, democrático, ético, transparente e comprometido com a luta pela melhoria das condições salariais e de trabalho de sua base docente e por uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada nos trabalhadores.

COMPOSIÇÃO DA CHAPA
ADUFAL PELA BASE: SINDICATO É PARA LUTAR

Presidente – Tiago Leandro (Zurck) – CEDU – Campus A. C. Simões
Vice-Presidente – Osvaldo Maciel – ICHCA – Campus A. C. Simões
Secretária-Geral – Joelma Albuquerque – Campus Arapiraca (Ed. Física)
1º Secretária – Edna Bezerra – FAMED – Campus A. C. Simões
Tesoureira – Edna Prado – CEDU – Campus A. C. Simões
Vice-Tesoureiro – Fernando Medeiros – CEDU – Campus A. C. Simões
Diretoria de Política Sindical:
Titular – Cícero Adriano – Campus Arapiraca (Agronomia)
Suplente – Adriano Nascimento – FSSO – Campus A. C. Simões
Diretoria de Política Educacional e Científica:
Titular – Georgia Cêa – CEDU – Campus A. C. Simões
Suplente – Silvana Medeiros – Campus Arapiraca – Unidade Palmeira dos Índios (Serviço Social)
Diretoria Cultural:
Titular – Eliana Kefalás (Lica) – FALE – Campus A. C. Simões
Suplente – Jarbas Ribeiro – Campus Arapiraca (Enfermagem)
Diretoria de Divulgações e Imprensa:
Titular – Lídia Ramires – Campus Delmiro Gouveia – Unidade Santana do Ipanema (Tronco Inicial)
Suplente – Maria Violeta Dantas – ESENFAR (Núcleo dos Aposentados)
*******************************************************************************

Por um sindicato democrático, de base, autônomo, transparente, descentralizado e de luta.

Visite nosso site: http://adufalpelabase.blogspot.com.br/




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 04 junho 2013
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
67 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar