Abaixo-assinado Contra a precarização do trabalho no IBGE!
Para: Direção do IBGE; Ministério do Planejamento; Congresso Nacional; Ministério Público da União e Tribunal de Contas da União
Reivindicamos a substituição completa – via concurso público – de toda a força de trabalho temporária (regida pela Lei 8.745/93) que esteja realizando atividades de pesquisas contínuas do IBGE, bem como trabalhando nos setores de informática, geociências, base operacional e setores administrativos. Compreendemos que as atividades contínuas da instituição (sejam nas áreas “fim” ou nas áreas “meio”) devem ser realizadas por servidores admitidos por concursos públicos regulares, nos termos do artigo 37 de nossa Constituição Federal, para assim assegurar a formação continuada, a melhoria contínua do serviço público e, com isso, a garantia de um órgão público com credibilidade e autonomia técnica.
A recente autorização de concursos para os próximos três anos é importante, mas totalmente insuficiente frente à perspectiva crescente de aposentadorias no quadro da instituição para os próximos anos, em especial em 2015. O IBGE possui aproximadamente 3.000 (três mil) cargos vagos para Nível Intermediário e cerca de 800 para Nível Superior, que precisam ser imediatamente preenchidos por concurso no ano de 2013.
Esse abaixo-assinado é um apelo ao governo, à direção do órgão, aos parlamentares, ao Ministério Público Federal, ao Tribunal de Contas da União e a toda sociedade brasileira, tendo em vista a alarmante situação que estamos vivenciando. Não há como esperar. Por isso, nos posicionamos contra a precarização do trabalho no IBGE.
Para mais informações: www.assibge.org ou www.assibgeparana.org