Abaixo-assinado Contra Mineradores em Águas da Prata, SP.
Para: Supremo Tribunal Federal
EXCELENTÍSSIMOS SENHORES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E AO EXMO. SR. DR. MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL JOAQUIM BARBOSA
Venho por meio deste abaixo-assinado, encarecidamente pedir a proibição da extração de minérios na cidade de Águas da Prata interior de São Paulo.
"As florestas por si própria, não podem entrar na justiça pelo desmatamento e desmatadores, isso deve acontecer a partir de nós." (Samuel Jadson)
Moradores e ONGs de Águas da Prata e São João da Boa Vista estão se mobilizando para tentar impedir a entrada de mineradoras em Águas da Prata.
Os locais a serem minerados guardam um pouco da historia do município, interferem, diretamente em sua atividade turística e traz como consequência o secamento de nascentes e de cursos d’água, o assoreamento dos rios, a esterilidade da terra estéril, antes fértil, a destruição dos ecossistemas naturais, trazendo a extinção de centenas de espécies de fauna e flora, a destruição da paisagem, a morte de animais ameaçados de extinção, sérios problemas na qualidade do ar, com a poeira advinda da mineração e mudanças climáticas.
Águas da Prata não tem Plano Diretor, nem Lei de Uso e Ocupação do Solo, nem Lei de Tombamento, nem Lei de Proteção Ambiental, ou de Zoneamento. Sendo assim e apesar da sua especificidade, a cidade está desguarnecida de regras até para decidir que tipo de empreendimento pode ou não acontecer no município.
A população agradece pela atenção.