Abaixo-assinado Revitalização da Orla de Stella Maris em Salvador-Ba
Para: Prefeitura Municipal de Salvador; Secretaria de Turismo do Estado da Bahia
A ORIGEM
A concepção da ideia de implantação de um parque ecológico na Praia de Stella Maris, em Salvador, surgiu de um antigo anseio da comunidade local por preservar a própria praia, impedir o avanço imobiliário que bloqueia a vista mar, e da demanda social represada por uma área de lazer adequada, devidamente equipada e integrada ao meio ambiente, de forma a minimizar eventuais impactos ambientais.
A RELEVÂNCIA DA PRAIA DO STELLA
A Praia de Stella Maris é nacionalmente conhecida por sua beleza natural e também pela excelente qualidade das suas ondas. Por conta das suas condições geográficas específicas, a Praia de Stella Maris possui especial relevância no cenário esportivo do surf, já tendo sediado diversos eventos de surf de âmbito estadual e nacional.
O Projeto do Ecoparque Stella Maris
O parque ecológico deverá ser totalmente integrado ao meio ambiente, contemplando as questões macro ambientais, tais como: corredores ecológicos, iluminação adequada, limpeza e manutenção do manancial aquífero adjunto, etc.
Deverá permitir que, as questões de educação ambiental, possam ser abordadas junto à comunidade em geral, através da realização de eventos ligados a aspectos práticos como a limpeza das praias, o uso consciente dos recursos naturais e consequente descarte adequado dos resíduos, do mapeamento e divulgação das espécies vegetais e animais existentes na área.
Almeja-se também que sejam disponibilizados equipamentos esportivos, ciclovia, banheiros e chuveiros e segurança pública.
JUSTIFICATIVA
Surge da necessidade de desenvolver ações que permitam diminuir os impactos causados pelas constantes agressões à zona costeira e de marinha na região do Stella Maris, que vão desde a contaminação da água do mar à degradação do manancial aquífero e da área de restinga.
Some-se a isso a crescente especulação imobiliária ocorrida na região, competindo de forma desigual na disputa com a comunidade por áreas públicas que atendam os anseios sociais por equipamentos públicos de lazer, como parques ecológicos.
Assim a implantação de um parque ecológico na Praia de Stella Maris irá atender não só às demandas sócias por lazer em espaços públicos como também a vocação regional por preservação ambiental.
MANIFESTAÇÃO E ADESÃO POPULAR
Como o atual plano da Prefeitura Municipal do Salvador para a revitalização da orla do município se restringe a área compreendida entre as praias da Ribeira na Cidade Baixa até a praia de Itapoan, não contemplando a Praia de Stella Maris, a presente proposta surge como uma alternativa para sensibilizar os órgãos públicos em relação à necessidade da preservação do último fragmento de orla da região ainda não ocupado pela expansão imobiliária.
Motivados pelo ideal de buscar uma solução de caráter definitivo para o problema e que, simultaneamente, pudesse atender aos anseios da comunidade, formou-se a Comissão de Amigos, Moradores e Surfistas de Stella Maris. Essa tem como objetivo organizar e coordenar as ações do projeto, bem como de integrar os demais segmentos sociais locais, permitindo assim uma visão múltipla sobre o tema.
Como forma de demonstrar o envolvimento e comprometimento da população, subscrevem o ABAIXO ASSINADO para ser encaminhado às autoridades competentes