Abaixo-assinado Saúde 24h
Para: todos
Para: Presidente da República Federativa do Brasil; Congresso Nacional do Brasil; Ministério da Saúde.
EXMO. Senhora PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF;
Solicitamos gentilmente vossa atuação sobre o Sistema de Saúde Básico em nosso país.
Quando somos pobres, aprendemos em nossos lares a viver com o que temos, assim, usando de bom-senso e coerência prestamos mais atenção em nossa alimentação e no sanitarismo básico possível, a fim de prevenir doenças, pois os recursos são escassos para cuidar das doenças graves adquiridas.
Precisamos URGEMENTE de posto de assistência básica funcionando 24h por dia.
No momento, colocar os já existentes em funcionamento perene nas estruturas que já possuímos. Com toda a equipe multiprofissional, segurança e ambulância.
Construir novos hospitais, com certeza é necessário, mas envolve desvio de verbas, demora exagerada, novos recursos e equipe para a enorme demanda.
Um povo civilizado é aquele que têm educação e sabe garantir sua saúde, pois têm conhecimento para isto. Necessitamos de um Serviço Médico PREVENTIVO e não Curativo como está implantado em nosso país. Onde poucos ganham estatutos pelas cirurgias e transplantes, pela demanda de exames e medicamentos requisitados, ou seja, uma supervalorização equivocada. Sempre que houver recursos, deveríamos prevenir que tais pacientes chegassem a este ponto, pois os diagnósticos deveriam ser precoces.
A demora no atendimento gera a instalação de situações de alta demanda de recursos aos cuidados dos pacientes. A atuação da Medicina Preventiva às Doenças necessita ser mais efetiva em nosso país através de programas de educação sanitária básica nas escolas. É possível cadastrar via on line todos os alunos e os acompanhando periodicamente até formação, identificando desde cedo os mais necessitados de cuidados médicos especializados. Para isso, há como contar com os alunos da graduação das universidades públicas e particulares, para irem a campo, registrar, observar, catalogar, encaminhar estes indivíduos. O que faria parte da sua formação destes profissionais na área de Assistência à Saúde Coletiva.
Usar as estruturas que já possuímos tais como rede de transporte, educação, saúde, creches, entre outras, 24 horas por dia, todos os dias da semana, assim aprenderemos a nos locomover equalizando a demanda de serviços de forma coerente, não somente no horário comercial.
1º. Passo - Postos de assistência básica à saúde funcionando 24h por dia nas estruturas que já possuímos.
Os signatários