Abaixo-assinado Somos a favor da vinda de médicos Cubanos para o Brasil
Para: População em Geral
O Brasil passa por um caos na saúde, e o déficit de médicos nas áreas mais carentes é o clamor que se propaga em todo o território nacional.
Como solução de curto prazo, o governo busca a importação de 6 mil médicos cubanos para tentar amenizar o problema, pois "Não se faz saúde sem médicos”.
Ocorre que a AMB e CRM se insurgem contra essa resolução sob a falácia de que o Brasil possui médicos que bastem para atender a população, o que lhes falta é estrutura para atender a população.
Vamos aos fatos, e podem ter certeza, os números são gritantes: em 2011, dos quase 372 mil médicos registrados no Brasil, 209 mil estavam concentrados na Região Sudeste, e pouco mais de 15 mil na Região Norte.
É claro que o corporativismo dos homens de jaleco impede que se faça a discussão do verdadeiro problema que assola o país: a falta de profissionais nas regiões mais carentes para atender a população que morre a míngua na fila dos hospitais.
Tais instituições afirmam que os cubanos são profissionais despreparados. Sei. Deve ser por isso que Cuba tem as menores taxas de mortalidade do continente e um sistema de saúde reconhecido internacionalmente como de excelência. Para completar, a turma do jaleco branco quer que os estrangeiros se submetam a exames dificílimos que não são obrigatórios para os estudantes brasileiros.
Por esses motivos, devemos nos insurgir contra esse corporativismo, e expor toda nossa indignação com esses "doutores" que se esqueceram do seu juramento de Hipócrates, que acima de tudo, eles existem para salvar vidas.