Abaixo-assinado Queremos participar da Conferência de Cultura em Sabará
Para: Kiko Vieira (Secretário de Cultura de Sabará)
Documento – Conferência Municipal de Cultura de Sabará/MG
A/C Kiko Vieira
Secretário Municipal de Cultura
Nós do Movimento da Sociedade Civil Organizada pela Cultura de Sabará (artista, gestores, produtores e consumidores), vimos através desta, solicitar a participar do Movimento na realização da Conferência Municipal de Cultura sob o tema: UMA POLÍTICA DE ESTADO PARA A CULTURA – DESAFIOS DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA, na cidade de Sabará.
Iniciamos sim uma mobilização das instituições, profissionais e pessoas afins, diante do silêncio da Secretaria Municipal de Cultura, pois queremos dar suporte ao gestor para realize a mesma.
Chegou ao nosso conhecimento que senhor irá realizar a conferência municipal no dia 06/08/2013, como nosso objetivo é potencializar as ações referente à cultura e estimular as discussões, decidimos encaminhar o respectivo documento com as seguintes reivindicações:
1 – Seja criada uma comissão executiva com a participação de membros da sociedade civil para organizar a Conferência: discussão sobre a data, temas, palestrantes (com expertise na área) que poderão ser convidados;
2 – Realização das Pré-Conferências nas regionais para melhor mobilizar e sensibilizar a comunidade para discussão;
3 – Apresentação do Plano Municipal de Cultura (CPF: Conselho, Plano e Fundo) e propor uma revisão popular das metas e ações;
4 – Levar para conferência como proposta a criação do Fórum Permanente de Cultura do município;
Reforçamos que o objetivo é promover a conferência de acordo com as orientações do Ministério da Cultura e convocar a população sabarense a discutir qual cultura que temos e qual cultura queremos.
Estamos abertos ao diálogo e optamos pela articulação e entrosamento com secretaria municipal de cultura. E aguardamos, ao mais breve possível, sua resposta para as negociações. Pois como está na indicação do documento oficial do Ministério da Cultura, o município que não organizar pelo órgão gestor, a comunidade poderá se mobilizar e fazer, seguindo as orientações do Ministério da Cultura, AS CONFERÊNCIAS LIVRES:
Poderão ser organizadas conferências livres foram criadas para ampliar a participação dos diversos agentes culturais na Conferência Nacional de Cultura, de forma criativa e inovadora. Elas não competem ou concorrem com as etapas oficiais e são um importante espaço de mobilização de grupos, entidades e participantes para as Conferências Estaduais, bem como de continuidade, aprofundamento e ampliação de suas discussões. Não elegem delegados, mas enviam relatórios válidos. Em geral, têm apenas três condições:
1. Devem discutir os temas previstos
2. Devem ter pelo menos vinte pessoas presentes
3. Devem enviar o relatório da reunião
É importante que tudo esteja documentado. Assim, sugerimos que haja ata da reunião e relação dos participantes com: Nome completo, RG, Endereço, Contato. Com relação ao número e comprovação, é importante que haja o maior número possível de presentes e que a ata seja assinada pelos participantes.
Fonte: http://sncmg.wordpress.com/2013/03/18/anunciado-o-calendario-e-tema-para-a-iii-conferencia-nacional-de-cultura/. Acesso 28/06/2013.
Atenciosamente,
Movimento da Sociedade Civil Organizada pela Cultura de Sabará.