Abaixo-assinado Pela proteção à Praça N. S. de Nazareth
Para: Ministério Público do Estado do Amazonas
Nós, abaixo-assinados, moradores das ruas Fortaleza, Maceió, Mario Ypiranga Monteiro (antiga Rua Recife), adjacências da Praça Municipal Centenária N. S. de Nazareth e demais moradores e amigos da cidade de Manaus, solicitamos providências do Ministério Público quanto à obra dos novos acostamentos que ameaçam diminuir a área de calçadas, jardins e a mobilidade de pedestres dessa área da cidade de Manaus.
A obra, além de não contar com sinalização, foi iniciada sem qualquer explicação plausível aos moradores e à população de Manaus.
É inadimissível que ações dessa natureza continuem a acontecer em pleno século XXI, com a justificativa de resolver problemas de mobilidade urbana, na contramão do pensamento e das exigências de sustentabilidade que as populaçoes estão a reclamar no mundo inteiro.
Há décadas que os bens arquitetônicos e ambientais da cidade de Manaus sofrem com o descaso do poder público. Começou com a descaracterização de parte do centro histórico, teve prosseguimento com a derrubada das árvores que ajudavam a melhorar o clima na área central da cidade, tem continuidade com a construção de grandes empreendimentos, com a permissão para a destruição da cobertura vegetal existente. Enfim, os exemplos são terríveis!
Está passando da hora dos governantes agirem de maneira responsável, respeitando as áreas verdes da cidade. E é nesse sentido que nós decidimos lutar pelo impedimento da diminuição da Praça N. S. de Nazareth, seja para ampliação de acostamento, estacionamento, ou qualquer outra obra que venha a diminuir a mobilidade de pedestres e dos espaços verdes, já tão raros em nossa cidade. Precisamos, sim, de ações sustentáveis que venham contribuir com as melhorias do bem-estar e da qualidade de vida da nossa população.
"A praça é do Povo! Como o céu é do Condor! É antro onde a liberdade Cria a águia ao seu calor!" Castro Alves