Abaixo-assinado REESTATIZAÇÃO DAS FERROVIAS
Para: Presidente da República Federativa do Brasil e Congresso Nacional do Brasil
Em julho de 1996 iniciou-se o processo de concessão das ferrovias no Brasil. A primeira ferrovia a ser concedida foi a Superintendência Regional da RFFSA, e depois todas, uma a uma forma entregues aos operadores privados.
Nestes 19 anos de operação privada, temos assistido um verdadeiro desmonte do parque ferroviário nacional, com o sucateamento de máquinas, material rodante, a retirada de trilhos. Assistimos nossa malha ferroviária diminuir a cada dia.
Sabemos da importância da Ferrovia para o desenvolvimento do Brasil, para por fim a gargalos no transportes de pessoas e coisas.
O Modal Ferroviário é o de menor consumo de energia, propicia a mudança no uso e ocupação do solo , pode patrocinar a substituição do consumo de combustíveis não renováveis e provocar a redução das tarifas de transporte, bem como o aumento do tempo de conservação das rodovias. O modal ferroviários é eficiente, econômico, rápido e seguro, e possui a possibilidade e a capacidade de transporte de grandes quantidades de cargas.
Os 19 anos de privatização com sucessivos descumprimentos nos contratos de concessão demonstram claramente que a única saída é a retomada das Ferrovias.
Diante disto, deve ser decretada a caducidade de todos os contratos de concessão e a conseqüente reestatização das ferrovias.