Abaixo-assinado Jovens em ação por melhorias no Transporte público em Morada Nova
Para: Ao poder público local da cidade de Marabá
Ao excelentíssimo senhor prefeito João Salame do município de Marabá Estado do Pará
Os cidadãos abaixo-assinados, brasileiros, residentes e domiciliados nos bairros de Morada Nova e São Félix da cidade de Marabá Estado do Pará, solicitam de Vossa Excelência, mais melhoria no transporte público, pois os habitantes destas localidades sofrem cotidianamente com o tempo de espera nas paradas de ônibus que chega há ultrapassar uma hora, não se podendo contar com esse mesmo espaço de tempo, nos finais de semana ou feriados e também no horário noturno, onde a espera pelo transporte coletivo se torna ainda maior. Nesse sentido percebe-se uma grande dificuldade em criar-se uma infraestrutura capaz de suportar tal realidade. Pois as empresas que operam no transporte coletivo apresentam uma considerável redução na qualidade dos serviços por conta da precariedade (falta de conforto, falta de segurança, de pontualidade...). Por conta dessa situação existente, os moradores e os demais que por aqui transitam já foram de alguma forma afetados pelos constantes transtornos causados pela difícil e árdua tarefa de ir e vir à Morada Nova.
Assim a fim de otimizar o processo de mobilidade da população dos referentes núcleos, encaminhamos esse documento numa perspectiva de melhorias para o setor, pois entendemos que o transporte coletivo é um serviço público essencial e de fundamental importância na solução de problemas de distância, no atendimento às necessidades de locomoção das pessoas, sendo, portanto, elemento indispensável ao progresso e ao convívio social nas cidades contemporâneas. Porém esse é um setor que requer aperfeiçoamentos constantes, visto que a eficiência deste sistema ocorre quando se consegue atender qualitativamente a todas as áreas da cidade e, principalmente, as mais carentes, que se ampliam em velocidade crescente (Magalhães, 2003, p. 17). Como se caracteriza a realidade de Morada Nova.
Há muito tempo a população que mora do lado de cá sofre com as deficiências do transporte público. A situação de dependência pelo serviço de transporte coletivo leva os usuários a se submetem por tempos indeterminados á espera dos veículos que se constituem na maioria dos casos a única opção de translado dessa população operária e estudantil. O motivo aparente descrito pela população consiste na viagem demorada que o ônibus desenvolve ao longo do percurso e na maioria das vezes apresenta-se lotado, principalmente no horário chamado de “rush” (início da manhã e final da tarde). Portanto, verifica-se que falta por parte do poder público uma adequada fiscalização dos serviços prestados pelas concessionárias. Deixando claramente perceber a incapacidade da malha viária da cidade de Marabá em suportar a demanda existente para essa localidade. Uma vez que os habitantes dos núcleos Morada Nova e São Félix por causa desse precário sistema de transporte coletivo, estão expostos diariamente à situações que lhes trazem prejuízos constantes. Bem como horas perdidas, compromissos não cumpridos em face dos atrasos, prejuízos financeiros, e principalmente ao estresse. Nesse sentido, a qualidade de vida humana é impactada pelos constantes danos a população em detrimento do atual sistema de transporte. Isso é evidenciado através do tempo que o cidadão perde e que poderia ser destinado ao lazer pessoal, ao convívio social (família e amigos) e ao descanso.
Espera-se que através deste Abaixo-Assinado os bairros de Morada Nova e São Félix possam oferecer aos seus habitantes e visitantes melhores condições de mobilidade e proporcione mais qualidade de vida e bem estar àqueles que têm a necessidade de deslocarem-se, a fim de realizarem as suas mais variadas atividades, sejam de produção deslocamentos a trabalho, escolas entre outras. Haja vista que, a população usuária do sistema constitui-se em uma população economicamente ativa e contribuinte, geradora de renda e potencial consumidora numa economia em flanco desenvolvimento, por isso tais serviços devem corresponder a esse perfil social, de tal forma que a população consultada e que sobrevive desse sistema possa pagar e estar satisfeita.
Marabá 18 de julho de 2013