Abaixo-assinado “O que os professores podem fazer para melhorar o aprendizado dos alunos?”
Para: DEE - UFBA
Olá pessoal com a opinião dos participantes da enquete “O que os professores podem fazer para melhorar o aprendizado dos alunos?” geramos o documento a seguir. Agora necessitamos do apoio de vocês para que nossas ideias sejam ouvidas! Participe desse processo assinando a nossa petição on-line e mostre que os alunos estudantes de elétrica confirmam o apoio!
-------------------------------------------------------------------------------
A maior parte das respostas apontam a necessidade da implantação de uma cultura de “feedback” efetiva no departamento, acreditando obter uma melhor relação ensino/aprendizagem. O feedback irá contribuir para o corpo docente com estratégias de ensino mais voltadas para as necessidades e interesses dos alunos, principalmente aquelas relacionadas com aprendizagem ativa e o tempo da tarefa.
Alternativamente, os momentos de feedback podem ocorrer informalmente durante as aulas ou estar associados a processos formais de avaliação. O importante é a qualidade do feedback e o entendimento de que ele não existe sem medição de resultados, e que processos de avaliação sem um pronto e contínuo feedback contribuem muito pouco para uma aprendizagem efetiva.
Atualmente é realizada uma avaliação dos professores no siac, porem os resultados da mesmo não são divulgados nem seus resultados sentidos pelos graduandos. Sendo que esse feedback é um objeto de desejo por parte do corpo discente.
Dentre as opiniões, também ocorreram reclamações quanto ao cumprimento do prazo para a entrega do resultado das avaliações. Para esclarecimento segundo o parágrafo 1º do artigo 104 do regulamento do ensino de graduação, o resultado de cada avaliação deverá ser divulgado ao aluno antes da realização seguinte com no mínimo quarenta e oito (48) horas de antecedência. Fica claro que os estudantes se sentem prejudicados com a eventual demora na entrega dos resultados de avaliações. Fato que ocasionalmente é ignorado por alguns professores.
Outro ponto bastante discutido é a metodologia de ensino-aprendizagem utilizada pelos professores. Foi reportado o abuso desmedido de alguns recursos de exposição de conteúdo em detrimento de outros, o que acaba prejudicando a motivação dos estudantes com relação as aulas. Para melhorar a motivação foi bastante sugerido que uma maior importância seja dada a associação da teoria com a prática de modo a familiarizar os estudantes com as práticas do mercado de trabalho.
Outra necessidade deve-se a falta de apoio às entidades do curso por parte não só da universidade como também dos docentes de forma individual, o que seria de extrema relevância já que a relação aluno professor é bastante melhorada quando existe uma interação extraclasse.