Abaixo-assinado Não à municipalização das escolas em Itapetininga
Para: Câmara Municipal, Prefeitura de Itapetininga e Secretaria de Educação do estado de São Paulo
Este abaixo-assinado tem por objetivo a mobilização da população para impedir que seja municipalizado o Ensino Fundamental do Ciclo I (antigo Primário) de nossa cidade, ocasionando a entrega dos prédios de três escolas à Prefeitura – EE Astor Vasques Lopes, EE Ataliba Júlio de Oliveira e EE Major Fonseca – bem como o fechamento de diversas salas nas seguintes escolas: EE Profª Corina Caçapava Barth, EE Prof. Elisiário Martins de Mello, EE Profª Maria de Lourdes Barreiros Carvalho e EE Prof. Sebastião Pinto.
É preciso que se esclareça que está previsto em Lei que os municípios paulistas tornem-se responsáveis pelo Ensino Básico I, por esse motivo, são poucas as cidades que, como Itapetininga, ainda mantém essa modalidade. Porém, essa municipalização depende de vários fatores, sendo o principal que a Prefeitura atenda a toda a demanda da Educação Infantil, incluindo as Creches, coisa que não vem acontecendo em nossa cidade, que apresenta uma falta generalizada de vagas nas Creches e EMEI.
A municipalização trará diversos prejuízos não apenas para professores e funcionários da Rede Estadual, mas especialmente para a comunidade escolar. Acesse nosso perfil no Facebook (Não à Municipalização) e saiba mais sobre o processo de municipalização e as escolas atingidas.