Abaixo-assinado Contra o fechamento das Escolas Especiais
Para: Presidente da República Federativa do Brasil E Governadores
Os abaixo assinados, vem manifestar apoio em favor das escolas especiais. Estas têm currículo adaptado, material concreto, número reduzido de alunos por turma, e progressão destes conforme amadurecimento e desenvolvimento cognitivo. Infelizmente graças ao modismo da “inclusão”, as escolas especiais públicas vêm sendo fechadas e as de convênios públicos, vem sendo descredenciadas. A inclusão é positiva para a socialização, entretanto, na hora do aprendizado, a criança especial se sente massacrada pelo sistema, uma vez que, tem que se adaptar a outras crianças que estão a anos luz de seu desenvolvimento, sem condições psicomotoras para acompanha-las. Grande parte dos alunos incluídos, abandonaram os estudos por não conseguir acompanhar os demais e agora se dizem abandonados pelo Estado. Segundo o IBGE, em 2011 Tínhamos 27 milhões de deficientes no Brasil, 50% fora da escola e 70/% em extrema pobreza. Não queremos tal futuro para nossos filhos. A lei 9394/96, LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) art.58, par. 2º- afirma: “O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular”. A inclusão não pode ser imposta, precisamos ter o direito de escolha, isto é respeito às diferenças e este direito é violado, quando as escolas públicas especiais são fechadas, restando opção apenas a quem pode pagar. Segundo a Declaração de Salamanca sobre Educação Especial “Qualquer deficiente tem o direito de expressar seus desejos com relação à sua educação. Pais possuem o direito inerente de serem consultados sobre a forma de educação mais apropriadas às necessidades, circunstâncias de suas crianças”.
Criança especial necessita de atendimento educacional especializado e percurso maior para o aprendizado
Socorro Dilma! Salve a escola especial, ela tem uma função importante em nossa sociedade. Portanto, pedimos o fortalecimento destas, com:
1- Manutenção do percurso maior para o aprendizado do aluno especial.
2- Manutenção do EJA (Educação de Jovens e Adultos) especial (5º ao 9º ano).
3- Atendimentos clínicos anexos à escola a fim de facilitar a mobilidade do deficiente e o entrosamento dos profissionais que o acompanham.
4- Centros de Convivência para alunos que concluírem a escolaridade, com terapias ocupacionais e oficinas, sondando e treinando habilidades, para realização de atividades fora da escola. Desta forma, reforçar sua independência, auto-estima e funcionalidade social, a fim de evitar o isolamento e rompimento do vinculo social e afetivo do deficiente em sua vida adulta.
Obs: Quem tiver assinado o manual,nao assine esse virtual.
Obrigado