Abaixo-assinado Manutenção do tempo de mestrado FAU USP
Para: Comunidade FAU USP
O programa de pós-graduação da FAU USP está em discussão em virtude do novo regimento de pós graduação na universidade e que acarretam em algumas mudanças, conforme temos conversado em reuniões e virtualmente nos últimos meses. Algumas mudanças devem ser definidas até setembro para que o programa esteja em adequação e possa abrir matrículas, e outras poderiam ser propostas com base nas discussões levantadas.
Dentre as mudanças possíveis e que não fazem parte das exigências do novo Regimento, encontra-se a duração do mestrado. Essa têm sido uma discussão trazida pelas recomendações da CAPES. A nota da FAU, na última avaliação trienal, correu risco de redução, mas uma breve análise nos critérios de avaliação mostram que a possível nota baixa não se deve ao prazo do mestrado.
Foi consenso nas reuniões dos alunos que a diminuição do tempo do mestrado não agrega valor à produção discente, sendo assim votamos pelo prazo de 36 meses, tendo a preocupação em atender outras exigências da CAPES nas novas normas que tragam benefícios para os alunos e na avaliação do programa (e que serão devidamente defendidas nas instâncias apropriadas e esclarecidas e debatidas em todas as reuniões discentes).
Na contra mão do que entendemos por ensino de qualidade, alguns grupos na faculdade vêm pressionando pela diminuição do prazo alinhando-se à programas europeus e profissionalizantes. Atentamos que àqueles que prefiram fazer o mestrado em 24 meses continuarão podendo fazê-lo, nossa preocupação é de que a possibilidade de realização no tempo atual seja mantida.