Abaixo-assinado Houve intolerância religiosa no crime contra Yá Mukumbi? Petição por uma investigação mais apurada do caso
Para: Promotoria da cidade de Londrina/PR
Nós, abaixo assinados, pedimos que seja realizada uma investigação mais apurada em relação aos assassinatos de Dona Vilma Santos de Oliveira , sua mãe, Dona Alial Santos e sua neta Olívia Santos de Oliveira, ocorridos no dia 03/08/2013 e cometidos por Diego Ramos Quirino na cidade de Londrina/PR. Segundo o inquérito policial, o crime não teve motivação religiosa. No entanto, ainda há dúvidas em relação a isso.
Dona Vilma, a Yá Mukumbi, era uma importante mãe de santo da cidade. Sua identificação com o candomblé era total. Junto à cena do crime, várias imagens religiosas da vítima encontravam-se destruídas. Além disso, o próprio discurso do homicida chega a indicar motivações religiosas para o crime, afirmando que ele teria recebido ordens divinas para os atos, que tinham como intuito libertar aquelas pessoas, tidas como “hostes espirituais da maldade”.
A demonização dos praticantes do candomblé é frequente na sociedade brasileira, apesar de vivermos em um Estado laico, com liberdade religiosa. Essa petição não pretende condenar ninguém antecipadamente por crimes de ódio, apenas reivindica uma investigação mais apurada do caso.