Abaixo-assinado Adiamento da Prova de Cálculo
Para: ICMC - USP
Nós, alunos baixo-assinados, vimos requisitar o adiamento da prova de cálculo 2 agendada inicialmente para a sexta-feira (30/08/2013) em virtude dos recentes acontecimentos no campus que põe em risco a segurança dos seus usuários. Resumindo os acontecimentos, na noite de quarta-feira (28/08) um ex-aluno da USP entrou no alojamento e, portando uma arma, ameaçou os moradores, chegando a efetuar disparos, que felizmente não acertaram a ninguém. Em seguida, o sujeito fugiu e permanece foragido desde então. Diante do ocorrido, as aulas de quinta-feira foram canceladas, graças ao risco eminente que uma pessoa dessas oferece aos alunos (ele chegou a afirmar que pretendia “fazer justiça” com as próprias mãos).
Como não podia deixar de ser, os alunos estão receosos de adentrar ao campus da USP enquanto o suspeito não seja detido, o que não ocorreu até o presente momento. Testemunhas oculares chegaram a afirmar que ele foi visto dentro da USP hoje, mostrando que o sistema de segurança bolado não garante que a universidade possa voltar as suas atividades normalmente. O cenário atual é exatamente o mesmo que levou as aulas a serem canceladas, não justificando portanto que elas voltem a acontecer.
Entendemos o inconveniente que pode ser o adiamento de uma prova, mas ainda mais importante é a garantia da segurança dos usuários do campus, algo que evidentemente não está ocorrendo. Mais vale o incomodo de agendar uma prova em outra data do que arcar com as consequências de uma eventual tragédia, como já aconteceu em outras instituições de ensino Brasil e mundo afora em circunstâncias semelhantes.