Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

ABAIXO-ASSINADO PELA REVOGAÇÃO DA PORTARIA 2488/11

Para: Coordenador Geral de Saúde Bucal do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde Dr.Gilberto Pucca Junio

Ao Coordenador Geral de Saúde Bucal do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde Dr.Gilberto Pucca Junio

Nós, abaixo-assinados, solicitamos a revogação da PORTARIA 2488/11 que institui o PNAB, do Ministério da Saúde, que torna o cirurgião-dentista OPCIONAL na Atenção Básica.

A Saúde Bucal é indissociável da Saúde Humana,e portanto é um direito constitucional do cidadão e dever do Estado brasileiro conforme explicado no artigo 196 da Constituição Federal(1988).A portaria 2488 de 21 de outubro de 2011,parece desconsiderar que a cavidade bucal faz parte do corpo humano e que,em condições normais de Saúde,impede a ocorrência de agravos e riscos à Saúde sistêmica.Cabe ressaltar que estes agravos e riscos,quando não solucionados na Atenção Básica,pode agravar várias condições tais como diabetes,cardiopatias,hepatopatias crônicas,doenças renais crônicas,e infecções sistêmicas em indivíduos aumentando os gastos na Atenção de média e alta complexidade.Além disso limita aos nossos profissionais cirurgiões-dentistas de buscarem espaço na Estratégia Saúde da Família(ESF),já que sendo OPCIONAL esta chance diminui drasticamente.





Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 29 agosto 2013
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
347 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar