Abaixo-assinado para a Manutenção do Curso de Equitação pelo CAJUV
Para: Coordenadora do CAJUV - Mariana Perin e Prefeito do Município de São Bernardo do Campo
Os cidadãos da cidade de São Bernardo do Campo, vem por meio deste abaixo-assinado exigir a manutenção do curso de equitação do Eco Juventude, prestado pelo CAJUV - Coordenadoria de Ações para a Juventude.
O curso de equitação é fornecido pela pela Prefeitura de São Bernardo através do Cajuv, e a cada semestre abrem vagas para 10 alunos, que tenham ou não experiência anterior com o esporte. As aulas são ministradas no complexo do Recanto dos Cavaleiros no Riacho Grande, e a prefeitura fornece transporte até o local.
Inúmeros são os benefícios deste esportes, entre eles podemos citar:
o desenvolvimento de boa postura;
melhora no tônus muscular;
estimula e equilibra o ritmo dos batimentos cardíacos;
aumenta o poder de concentração e estimula o desenvolvimento da coordenação psicomotora;
estimula o equilíbrio mental e autoconfiança;
evita o desenvolvimento de distúrbios comportamentais e sociais como distúrbio da atenção ou hiperatividade;
desenvolve a percepção de movimentos e reflexos, evita insônia, ansiedade, stress, diminui a agressividade.
Ademais, o contato com o animal faz com que o aluno desenvolva um respeito cada vez maior para com o cavalo e toda a fauna.
Apesar dos inúmeros benefícios que a equitação proporciona, no segundo semestre de 2013 ele foi cortado. Isso ocorreu porque houve erro pelo Cajuv no sorteio dos alunos para o primeiro semestre de 2013. Para alguns alunos marcava-se uma hora e para outros outra, dessa forma aqueles que chegaram mais tarde ao local sequer participaram do sorteio. Todavia, nota-se que o erro não foi dos alunos, mas sim da adminstração, e ainda assim, para evitar futuras complicações, ficou decidido que o curso iria ser encerrado.
Ressalta-se que esse ato discricionário poderia ocorrer em qualquer curso ministrado pelo CAJUV, como ocorreu com o curso de Clown, mas que conseguiu permanecer na grade de oficinas com o apoio dos cidadãos de São Bernardo do Campo, especialmente com os demais alunos do CAJUV.
Por tal razão, é que pede-se o apoio e a colaboração dos participantes das outras oficinas do CAJUV para assinarem esse documento para a manutenção do curso de equitação.