Abaixo-assinado Salve a área verde Perebebui X Visconde
Para: Prefeito de Belém e Superintendente do Patrimônio da União
Belém, 25 de setembro de 2013.
Ao Prefeito Municipal de Belém, Sr. Zenaldo Coutinho e
Ao Superintendente do Patrimônio da União – Pará, Sr. Lélio Costa da Silva
Vimos a sua presença para explanar e solicitar o seguinte:
Na entrada do Conjunto Santos Dumont II, na Trav. Perebebuí com a Av. Visconde de Inhaúma, há uma área verde, arborizada, cuidada pelos moradores do conjunto há 32 anos. O terreno dessa área verde, com cerca de 23m X 100m pertence ao Patrimônio da União.
Em 1997 essa área verde foi ameaçada pela construção de um Tribunal, mas através de diálogo com o Comando da Aeronáutica isso foi evitado. Hoje, setembro de 2013, tomamos conhecimento de que há interesse de um órgão público no terreno da área verde, com a finalidade de uma construção de prédio, a exemplo de 1997.
Os moradores do Conjunto Santos Dumont, com o apoio da cidadania de Belém, representada por várias associações e movimentos, pretende a manutenção dessa área como área verde, para que ela continue prestando o serviço ambiental e social que sempre prestou. Belém precisa de áreas verdes, principalmente nessa zona do Marco e Pedreira, que passa por um enorme crescimento imobiliário, aparecendo a cada dia um novo edifício de dezenas de andares.
Acreditamos que isso e a importância da preservação do meio ambiente e da qualidade de vida da população dos centros urbanos tenham sido o motivo que levou o Excelentíssimo Prefeito Zenaldo Coutinho a assinar a carta de compromisso do Programa Cidades Sustentáveis.
No Eixo Bens Naturais Comuns, o objetivo geral do Programa é: assumir plenamente as responsabilidades para proteger, preservar e assegurar o acesso equilibrado aos bens naturais comuns. E o objetivo específico é: Proteger, regenerar e aumentar a biodiversidade, ampliar as áreas naturais protegidas e os espaços verdes urbanos.
Pelas razões acima expostas, solicitamos ao Prefeito Zenaldo Coutinho e ao Superintendente do Patrimônio da União, Lélio Costa da Silva que entrem em entendimento no sentido de que o terreno da área arborizada em questão seja concedido à Prefeitura Municipal de Belém, em definitivo, com a finalidade de continuar sendo uma área verde, arborizada, no seio de uma área residencial, como é esta em questão.
Da parte dos moradores do Conjunto Santos Dumont II, permanece a nossa função cidadã de cuidar da área, de suas árvores, da grama, como fazemos há três décadas sem a necessidade do apoio do Município.
Na expectativa do seu atendimento à nossa demanda, subscrevemo-nos,
Respeitosamente,
Jorge José Amaro - AMOSANTOS – Associação dos Moradores do Conjunto Santos Dumont II
José Francisco da Fonseca Ramos - Coordenador do Fórum Belém
Ivan Silveira da Costa - Vice - Presidente do Observatório Social de Belém
E DEMAIS SIGNATÁRIOS VIA SITE PETIÇÃO PÚBLICA