Abaixo-assinado COLÉGIO ANTÔNIO VIEIRA. A SEGURANÇA É UM PROBLEMA NOSSO!
Para: COLÉGIO ANTÔNIO VIEIRA
ABAIXO ASSINADO
Prezado Diretor do Colégio Antônio Vieira, Pe. Domingos Mianulli, S.J. :
Os abaixo-assinados, pais dos alunos matriculados nesta instituição de ensino, localizada no bairro do Garcia, brasileiros, residentes e domiciliados nesta Capital, solicitam de Vosso Senhor, segurança particular nos arredores do colégio, nos horários de movimento de entrada e saída da escola, inclusive com ronda e segurança eletrônica nos limítrofes da unidade, a fim de tranqüilizar e garantir a nossa segurança e a de nossos filhos ao chegar nesta instituição de ensino e dela sair.
Em 01 de outubro deste ano, no início da manhã, conforme foi amplamente noticiado por meio de comunicação local, fomos, diversos pais e alunos, surpreendidos por um arrastão de motoqueiros nos arredores do colégio.
Naquele momento, estávamos encurralados em meio ao conhecido engarrafamento do horário. Tornamo-nos facilmente reféns, sem que nada pudéssemos fazer. Tivemos nossos filhos e nós ameaçados com uma arma na cabeça, lembranças que não conseguiremos deletar de nossa memória.
É sabido que o problema de falta de segurança é constante e crescente na nossa cidade. Mas o que não podemos é nos tornar presas fáceis todos os dias quando conduzimos nossos filhos para o colégio. Temos que nos envolver de alguma forma na busca de solução. Afinal, a segurança é um problema também nosso!
Medo e apreensão, infelizmente, já estão impressos nos rostos das nossas crianças e as más lembranças acompanharão suas vidas enquanto se tornam adolescentes e adultos. Precisamos de nos proteger e garantir que outro mal ou um mal maior não nos ocorra.
Por isso, recorremos ao Senhor Padre, como autoridade maior desta instituição de ensino, que tanto amamos e respeitamos, para que nos conceda a PAZ de continuarmos conduzindo os nossos filhos com a mesma tranquilidade com que os nossos bisavós conduziam os nossos avós e estes, os nossos pais. É claro que os tempos são outros. Hoje Salvador é uma metrópole, bem diferente dos tempos idos, mas também o avanço da tecnologia está aí para nos oferecer alternativas que minimizem os riscos, que bloqueiem a violência durante a nossa rotina diária.
Não podemos nos acomodar às constantes investidas. Vamos construir então, um plano de ação inteligente, seguro e, sobretudo, viável.
Sabemos que não podemos interferir em todo o sistema, mas não podemos cruzar os braços e dizer que este problema não é nosso.
Na certeza de termos nosso pleito atendido,encaminhamos este documento em 35 folhas numeradas e assinadas por nós, pais das crianças que estão matriculadas neste colégio, em duas vias, a serem protocoladas em seu Gabinete.
Nomeamos a Sra Tânia Spinola, telefone 71-9987 9701, como nossa representante, caso sejam necessárias maiores informações.
SALVADOR, 03 de outubro de 2013