Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado Por uma polícia com o foco no cidadão, não no binômio patrimônio/capital.

Para: Ao futuro, ou à futura Presidente

Ao Ilustríssimo Senhor e Ilustríssima Senhora, futuros Presidentes :


Por uma polícia com o foco no cidadão, não no binômio patrimônio/capital.

Veja bem, tramita no Senado uma PEC, de nº 51/2013, que, em outras palavras, U-NI-FI-CA e DES-MI-LI-TA-RI-ZA as atuais polícias.

O objetivo da PEC é modernizar e atualizar nossa Constituição Cidadã à realidade do tempo presente, permitindo mais profissionalismo a uma polícia Ú-NI-CA, proporcionando a chance de uma carreira efetiva dentro do sistema policial, atraindo cidadãos verdadeiramente vocacionados para a função policial e para um serviço otimizado de segurança à sociedade. Não se trata de segurança pública, pois é dar abrangência excessiva a uma questão de foco pontual, bem delineado.

Até hoje, a lógica policial é afeita à proteção solene do binômio patrimônio-capital, ideia enraizada desde os primórdios do Brasil-colônia-monarquia. Daí, o resultado de hoje, como grupos de extermínio, chacinas, desaparecimentos, subornos, extorsões, etc. Pois o foco está no meio, não no fim; no efeito, não na causa. Devido à estrutura ineficiente e desarticulada entre si, hoje, há uma cultura da IN-TI-MI-DA-ÇÃO, do AS-SÉ-DI-O VE-LA-DO, em que o m-e-d-o e o t-e-m-o-r são o carro-chefe de um serviço contraproducente. Numa situação onde o inimigo não tem matiz, cor, nem silhueta, tudo e todos se tornam suspeitos, qualquer um é um alvo em potencial.

Já chega ! Não suportamos mais ! Parem com isto !

Há que se considerar que para existir um bem, um patrimônio, um algo a ser protegido, antes disso tudo vem a pessoa, o cidadão que o fez, que o construiu. Portanto, o parâmetro da prestação à segurança à sociedade ( e não, pública ) deve e precisa ser, sempre, como objetivo-fim, o cidadão, o indivíduo, a pessoa, a promoção à cidadania, independente da sua origem. Mudam-se os critérios de observação/atuação: de coação, assédio e imposição, para o de vetor na construção para uma concreta cidadania.

Você já se perguntou: quanto se poderia economizar com apenas uma instituição de polícia ? quão mais eficiente e profissional ela se tornaria ? e, quanto menos oneroso para o seu bolso – leia-se: impostos – essa unificação poderia resultar em termos práticos ? E, quem mais se beneficia dessa estrutura cheia de tentáculos, tal como está ?

Pense : Você já viu numa cidade haver duas concorrentes fornecedoras de energia elétrica ? Ou duas prestadoras do fornecimento da mesma água ? Ou dos serviços dos Correios ? Não, né ? Então, qual é a razão lógica de haver, até hoje, d u a s polícias ? O mundo evoluiu, mas o Brasil agarrou-se pelas entranhas ao passado. Isto precisa mudar!

Unamo-nos para a consecução urgente desse novo paradigma, aderindo ao pedido à imediata votação da PEC 51/2013, pelo Congresso Nacional e que a figura do(a) Presidente seja o Porta-Voz do eco das ruas para essa mudança. Um tema que merece o devido destaque e prioridade absoluta.

Façamos uma corrente do bem, positiva e pró-ativa. Dê conhecimento a seus amigos, colegas e a todos que puder ter contato, repassando o Link da Petição. Assine e peça a assinatura dos demais.


Agradecemos, desde já, pela atenção dispensada, e pelo apoio incondicional a um Brasil mais digno e respeitoso para com o seu cidadão, seu bem-maior e sua efetiva razão de ser.




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 06 outubro 2013
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
58 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar