Abaixo-assinado SEGURANÇA PARA OS ALUNOS DA FND-UFRJ
Para: Coronel José Luís Castro Menezes – Comandante geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
DIGNÍSSIMAS AUTORIDADES COMPETENTES, RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA DA AV. PRESIDENTE VARGAS, NA ALTURA DA FACULDADE NACIONAL DE DIREITO–UFRJ PRÓXIMO AO CAMPO DE SANTANA E CENTRAL DO BRASIL.
Prezados Senhores,
Dados atuais obtidos junto aos alunos da FND – UFRJ dão conta que esta área que compreende o entorno da FND e o Campo de santana, tem sido uma área preferida dos assaltantes por se tratar de uma área com pouca iluminação e pouco policiamento e os alvos têm sido principalmente os alunos da FND. Quase todos os dias ouvimos relatos de alunos que foram assaltados ali nos pontos e ônibus ou até mesmo atravessando a Av. Presidente Vargas.
A criminalidade nesta área aumenta dia-a-dia e os alunos da Faculdade Nacional de Direito resolvem se manifestar das mais diversas formas, no sentido de chamar a atenção das autoridades com relação à segurança. A violência urbana que está muito presente ali , vista por muitos habitantes, visitantes e transeuntes que ali caminham todos os dias.
A violência existe principalmente quando os alunos deixam a faculdade com o intuito de retornarem aos seus lares depois de um dia cansativo de trabalho e estudo., Estes alunos se vêm, constantemente, obrigados a entregar os seus pertences, chegando até mesmo a sofrer violência física. Tendo cerceado seu direito de ir e vir, de liberdade, afetando até mesmo o direito à educação. É dever do Estado para com o cidadão, oferecer segurança para que ele possa praticar os atos da vida civil. Não é justo pagar por segurança particular quando o Estado deve garantir esse direito aos seus cidadãos, pagadores de altos impostos para todas as esferas. A segurança privada não cobre outras formas de violência que são praticadas e que agridem valores e princípios suportados por nossas leis, cujo cumprimento o poder público deveria fiscalizar e defender.
A Polícia Militar tem condição de mater ao menos uma viatura ali permanentemente. Basta isso para que as pessoas se sintam mais seguras, pois isto já inibe a ação dos delinquentes. A Polícia Civil também pode manter agentes ali a fim de capturar estes elementos. Aquela área é de intenso fluxo de pessoas, pois a absoluta maioria dos que ali chegam para trabalhar ou estudar tem necessariamente que cruzar a Presidente vargas em direção à Central do Brasil. Sabemos que tanto a Polícia Civil como a Militar dispõem de recursos materiais e humanos insuficientes para atender a todas as demandas, os alunos pedem que se trate com prioridade aquela área.
O objetivo central deste abaixo assinado é conscientizar as autoridades políticas e policiais, para que, juntas, possam acabar com a onda de violência e criminalidade de forma efetiva, naquela região.
As principais reivindicações são:
• Atenção das autoridades e políticos com relação à segurança proporcionada pelas leis vigentes;
• Aproximar o policiamento do cidadão;
• Ter um policiamento preventivo integrado, constante e ininterrupto naqule ponto específico.
• Exercer uma fiscalização, permanente de pessoas suspeitas que permanecem naquele local diariamente.
O original deste abaixo-assinado ficará sob a responsabilidade da Comissão Organizadora e serão entregues cópias para quem se interessar, por tratar-se de um documento de interesse publico.
C/C. para:
Coronel José Luís Castro Menezes – Comandante geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro.