Abaixo-assinado Movimento Rua Angelo de Aquino
Movimento Rua Angelo de Aquino
Neste momento em que uma exposição é tão bem elaborada e, apresentada, me vem à lembrança os momentos que flagramos o Angelo de lá para cá na Rua Dias Ferreira. Vestido de bermuda, sempre com camiseta branca manchada de tinta.
Sua vida passava sempre pela Rua Dias Ferreira, atelier e casa.
Caminhava incansável por esta rua fazendo compras no Hortifruti e Zona Sul ou se curando dos excessos cometidos na noite anterior.
Freqüentava os lugares e uma mesa grande invariavelmente se formava no Galeto, La Mole, Esch Café com os mais variados papos desde futebol até reflexões sobre o trabalho. Sempre com sua virtude de agregador de pessoas proporcionando a cada amigo, novos relacionamentos, novas perspectivas.
Quando não estava nesta rua, estava nas proximidades: Antonio’s, Jobi, Florentino, Letras e Expressões, Garcia e Rodrigues, ou seja, a origem e destino Rua Dias Ferreira.
Nesta rua todos conheciam o Angelo: o jornaleiro, o bicheiro, os porteiros dos prédios. Muitas histórias todos têm para contar, depoimentos e relatos que poderiam dar origem a um belo e volumoso livro.
Esta rua é de tal forma importante em sua história que suas cinzas estão lá. Quando passamos por lá conseguimos ainda hoje ver o Angelo de Aquino caminhando de um lado para outro, como se o tempo não tivesse passado.
Mas, isto tudo nos remete a um único pensamento Rua Dias Ferreira e Angelo de Aquino se confundem, quando falamos em um vem à mente o outro.
Vem a questão: Por que a Rua Dias Ferreira não se chama Rua Angelo de Aquino?
Precisamos em primeiro lugar saber quem foi Dias Ferreira. Caminhava por lá? Trabalhava lá? Morava lá? Não. Ele foi um médico conceituado que tinha uma clínica na Gávea e, foi prefeito interino ao longo de 2 meses em 1893. Mas, isto não representa uma forte razão para denominação de uma rua, não há identidade.
Então, mais à vontade, pois, não estamos propondo uma mudança inconsistente, propomos sim que aquela rua tenha uma identidade própria com um artista conceituado que viveu uma boa e importante parte de sua vida ali, na Rua Angelo de Aquino.
Então vamos iniciar este Movimento Rua Angelo de Aquino e juntos propagar esta ideia para alcançarmos o máximo de assinaturas para que a Rua Dias Ferreira passe a se chamar Rua Angelo de Aquino.
Vem aí... Rua Angelo de Aquino!