Abaixo-assinado ASSISTÊNCIA MEDICA DE ESPECIALIDADES - AME PARA SÃO VICENTE -SP
Para: GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
AME PARA SÃO VICENTE
O que estamos precisando é de qualidade e agilidade entre a consulta, o especialista, os exames e o retorno para tratamento ou não dependendo dos resultados dos mesmos.
O que acontece é que temos um centro de especialidades do munícipio que não dá conta das necessidades da população vicentina. Falta de especialistas e São Vicente, apesar de estar próxima a Praia Grande e Santos e estas possuem o AME ele já está insuficiente para atender a demanda das outras 7 cidades das 9 que temos na região metropolitana da Baixada Santista.
Não temos um hospital no sentido correto do seu significado e esta condição deverá ser a última, pois com prevenção teremos os leitos para quem realmente necessita de um tratamento mais específico.
O IBGE de 2010 apontou 1.692.425 habitantes e temos somente 2 AMES, com uma população que deve crescer em média 1,70% em 2012 e que sabemos que com o advento de pre-sal a população com certeza terá um aumento signifativo. Mas, hoje já não consegue atender a contento os moradores da região. Claro que o atendimento pelo AME é de uma competência que até duvidei que estivesse no Brasil, excelentes profissionais em todas as áreas.
Não falo somente do meu caso que é perfeitamente possível esperar, assim espero? Consulta em julho para um exame no final de outubro, mas o que me faz colocar a situação de um espaço de tempo entre as UBS e o Especialista com AME e tudo está fora da prevenção. A partir do momento em que todos se conscientizarem que o futuro é HOJE e não deixe que o cidadão independente se seja da iniciativa privada ou pública que são os grandes acionistas da nação, fiquem esperando meses e até mais de ano que faz a diferença entre a preservação da saúde e a doença.
O raio de ação dos AMES um em Praia Grande e outro em Santos, não comporta os bolsões das demais cidades e, portanto é lógico que a prioridade mesmo que digam o contrário será os munícipes das cidades que tem o AME e nós pagamos todos os impostos municipais, estaduais e federais e continuamos esquecidos...
Espero que independente do partido os senhores e senhoras e região por onde foram votados não deixem de vislumbrar a atual situação da saúde pública no país, mas especificamente no Estado de São Paulo. E abracem a saúde e a educação como são e devem ser respeitados como os pilares de uma sociedade com menos desigualdades. E que muitas vidas poderiam ter sido poupadas com o tratamento no tempo certo.
Os dados que passei para vocês de números tenho como fonte: A Tribuna on line de 31/08/2012.
Vocês são os representantes de todo o Estado de São Paulo, nunca se esqueçam disso e com boa vontade e serenidade terá uma sociedade melhor, mas não fiquem estudando (gerúndio) ninguém aguenta mais e sim tenham atitudes.
Deus abençoe suas vidas e suas ideias em prol da democracia e de serviços de qualidade do funcionalismo público.
E espero que consigam dar uma resposta à sociedade.