S.O.S Parque Ecológico de Ipitanga, já!

Para: Moradores e amigos do bairro de Ipitanga, Lauro de Freitas/BA.

Nós, moradores e amigos do bairro de Ipitanga, Lauro de Freitas/BA, vimos através deste, manifestar nosso anseio pela delimitação urgente do Parque Ecológico de Ipitanga, que abrangerá as áreas verdes públicas do loteamento Praia de Ipitanga 1ª, 2ª e 3ª etapas. Estas áreas verdes coincidem com as áreas de preservação permanente do rio Sapato que ainda resistem à expansão urbana desordenada e à especulação imobiliária e precisam de uma medida de proteção mais enfática com fins a recuperar e preservar as riquezas ali presentes para as atuais e futuras gerações.

O Rio Sapato é um importante manancial hídrico cujas nascentes encontram-se preservadas na área da Universidade Livre das Dunas, no município de Salvador, e se estende por pouco mais de seis quilômetros até desaguar na praia de Buraquinho, nos limites de Vilas do Atlântico. Situado em área de restinga, dunas e manguezais (principalmente próximo à foz na praia de Buraquinho) e remanescentes da Mata Atlântica, o Rio Sapato ainda apresenta razoável qualidade de suas águas sendo possível verificar a presença de um ecossistema rico em fauna e flora, sobretudo em seu trecho inicial, onde se insere o projeto do Parque Ecológico de Ipitanga, devido à ocupação ainda pouco pronunciada e, por consequência, menor interferência antrópica no meio ambiente local.

Apesar desse indicador positivo, o Rio tem perdido paulatinamente sua área de proteção permanente e consequentemente suas matas ciliares, fundamentais para a manutenção da qualidade da água e para preservação da biota local. Além disto, a maior parte do rio sofre com lançamentos de esgoto e águas cinzas sem qualquer tratamento, que provocam o consumo excessivo do oxigênio da água, redundando na proliferação acelerada de algas, no desaparecimento de organismos e seres da fauna aquática, e gradativa morte do curso d’água.

O Rio Sapato ainda tem um ecossistema vivo de fauna e flora que urge ser preservado. A delimitação do Parque Ecológico de Ipitanga é um primeiro passo, mas de suma importância, para resguardar este patrimônio que ainda proporciona saúde e bem estar aos seus moradores.

S.O.S Parque Ecológico de Ipitanga, já! , para Moradores e amigos do bairro de Ipitanga, Lauro de Freitas/BA. foi criado por: Amigos e Moradores de Ipitanga.