Abaixo-assinado PJ Caruaru
Para: Câmara de Vereadores de Caruaru-PE/Comissão de PPJ da Câmara de Vereadores de Caruaru/Mesa Diretora do Parlamento Jovem de Caruaru
Recentemente, em audiência pública convocada para a discussão de pautas acerca do Parlamento Jovem de Caruaru (PJC), a juventude de nossa cidade aprovou em votação simbólica, por unanimidade, uma série de propostas que visam qualificar o trabalho dessa instituição que em muito pode fortalecer o debate acerca das políticas públicas para a juventude e contribuir para o protagonismo juvenil. Infelizmente, a compreensão de democracia e participação social ainda é conceito de discussão recente em nossa cidade, por isso, nós entidades e militantes com atuação na juventude, pleiteamos a aprovação pela Câmara de Vereadores, das pautas aprovadas na audiência, quais sejam:
1. Paridade de Gênero entre os parlamentares jovens.
2. Hoje o PJC conta com três vagas para sindicatos patronais e exigimos a equiparação com a destinação de três das novas vagas para os sindicatos de trabalhadores.
3. Oferecimento de apoio estrutural ao PJC, com espaço físico, telefone, computador (es) e apoio humano (assessoria de comunicação, jurídica, etc).
4. Calendário permanente de reuniões entre a Mesa Diretora do PJC e a comissão de Políticas Públicas para a Juventude da Câmara de Vereadores.
5. Exigência de declaração de atuação na temática juvenil como critério para a inscrição de entidades candidatas às vagas do PJC
6. Que o PJC seja formado por jovens entre 15 e 29 anos de idade, conforme definição de juventude dos organismos internacionais.
7. Destinação das outras cinco vagas que serão criadas para os movimentos de:
a. Mulheres;
b. Igualdade racial;
c. Comunitário;
d. Artístico-cultural e;
e. Jovens do campo.
Consideramos que o PJC é espaço político que deve servir como meio de formação e construção de uma nova cultura política para Caruaru superando preconceitos e quebrando paradigmas da participação da população no processo decisório e por isso exigimos o respeito às propostas acima, que são fruto de discussões profundas realizadas pelos movimentos de juventude. Nos colocamos previamente contrários a qualquer tentativa de limitação à participação