Abaixo-assinado Movimento Rodovida Acostamento PR – 508

Para: Concessionária ECOVIA

Petição Pública – Movimento Rodovida

Acostamento PR–508

O triste fato de ter ocorrido mais de 200 acidentes nos últimos três anos, sendo 50 com vítimas só no ano de 2012 nos indica a necessidade urgente de assegurar a vida e o respeito aos cerca de 2.000 moradores do entorno da PR-508, também conhecida como Alexandra – Matinhos estrada de 30,50 Km de extensão. A rodovia liga a BR-277 ao litoral sul do Paraná e está sob administração da concessionária ECOVIA desde 1998. Esta rodovia atravessa trechos bem conservados da Mata Atlântica do Paraná e está situada no entorno imediato do Parque Nacional Saint Hilaire Lange, além de estar dentro da Área de Proteção Ambiental de Guaratuba. A rodovia é assustadora por não apresentar acostamentos, nem redutores de velocidade e a sinalização, além de precária é insuficiente e não indica a quantidade de pessoas que circulam ao longo do trecho, o que favorece aos motoristas dirigir em altíssima velocidade, muito além do permitido pela lei - sendo por isso um trecho extremamente perigoso para os moradores locais, transeuntes e para a fauna silvestre, frequentemente vítimas fatais de acidentes. A população que reside nas colônias, assim como os usuários tem convivido diariamente com o risco eminente de atropelamento e morte, muitos moradores têm filhos que frequentam as escolas locais, também há os que trabalham em Matinhos ou Paranaguá. É comum os moradores utilizarem bicicletas como transporte modal. A rodovia é também a principal ligação com o litoral de Santa Catarina e muitos ciclistas a utilizam como roteiro turístico e treinamento para competições. É imprescindível medidas urgentes e emergenciais para salvaguardar e proteger a vida humana e também da fauna silvestre. Esta petição, em paralelo como outras ações locais e a ativação do Ministério Público tem o objetivo de garantir o cumprimento da Lei 9.503/1997 que assegura através do Artigo 50 as condições de segurança do trânsito. Para tanto, contamos com sua colaboração e pedimos que além de assinar a petição, a indique para outras pessoas. Pedimos também que ao utilizar a rodovia, deixe registro de solicitação de melhorias na segurança do trecho Alexandra-Matinhos junto ao Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da ECOVIA, especialmente para a construção das faixas de acostamento, redutores de velocidade e sinalização adequada. Este Movimento surge da iniciativa dos moradores das colônias mas o beneficio é para toda comunidade. Juntos somos mais fortes e podemos conquistar melhorias para todos!