Abaixo-assinado Abaixo assinado pela Educação de Qualidade no Estado do Ceará
Para: Para o Governo do Estado do Ceará / SEDUC / Assembléia Legislativa do Estado do Ceará / APEOC / OAB-CE / Ministério Público Estadual / Tribunal de Contas do Estado / Ouvidoria do Estado
Nós, que fazemos a sociedade educacional do estado do Ceará e os signatários REIVINDICAMOS aos destinatários desta petição que se mobilizem a fim de assegurar as seguintes ações em relação ao Concurso Público para Professores da rede estadual de ensino:
- 7000 vagas e não 3000 como anunciadas;
- regionalização do concurso (por CREDE) e não a universalização;
- estabelecimento de duas etapas classificatórias e eliminatórias (prova objetiva e prova de título).
JUSTIFICATIVAS
POR QUE 7.000 VAGAS?
O quadro de docentes do estado conta com aproximadamente 7000 professores temporários, segundo palavras da própria secretária de Educação, em entrevista cedida ao jornal O POVO veiculado na internet no dia 02/11/12. Essa demanda tende a aumentar com a implantação de 1/3 da jornada de trabalho para planejamento no ano de 2013.
POR QUE A REGIONALIZAÇÃO?
No último certame realizado pela SEDUC em que a concorrência era universalizada para todo o estado muitos professores passaram mas não puderam assumir pelo fato de as vagas se localizarem geograficamente muito distante do seu domicílio, inviabilizando o seu deslocamento. Tal medida é inteligente e justa, destarte outros órgãos utilizam essa medida com sucesso. Ex. Banco do Brasil S/A.
POR QUE DUAS ETAPAS?
Minimiza os certos prejuízos causados pela interferência subjetiva da banca examinadora numa avaliação dos candidatos.