Redução do salário dos Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeito do Município de Pentecoste

Para: Eleitores do município de Pentecoste

*PENSE LIVRE*
_*PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR*_

A ação política passa, hoje, por um período de grande descrédito frente à opinião pública. E com razão! Ora, é de consenso quase absoluto que o interesse público tem sido colocado de lado por boa parte dos governantes, do âmbito federal ao municipal, em troca de benefícios próprios e manutenção no poder.
A faceta mais evidente desta triste situação é a corrupção em si, envolvendo desde o beneficiamento de parentes e "amigos do rei" até a apropriação ilegal de verbas, superfaturamento de obras e abusos de poder em represálias a inimizades políticas. Infelizmente este problema tem, muitas vezes, passado batido pelos mecanismos de combate à corrupção existentes, razão a qual tem tornado ainda mais inconformada a população e desacreditada a classe política.
Em acréscimo, mas não com menos importância, a má gestão dos recursos públicos é outro grande vilão dos nossos dias. O que se percebe no cotidiano é, dentre outras coisas, a recorrente precarização dos diferentes serviços públicos prestados, sob a prerrogativa de que os recursos são escassos. De fato o são, não se pode negar... mas o que realmente causa revolta é a manutenção e até o crescimento de de privilégios de uma elite governante, falsamente preocupada com o interesse público.
Trazendo para o ambiente municipal, _a cidade de Pentecoste_ vivencia hoje um notável rebuliço político devido a fatos recentes que não cabem aqui serem retratados. Contudo, a esperança que deveria existir de dias melhores, mais justos, é borrada pelo temor de "trocar seis por meia dúzia", como dizem os populares, ou mesmo de que o novo decepcione e mantenha os mesmos hábitos da velha política. Muitos são os que se dizem a nova via, a via da moralidade e capacidade, mas para o cidadão-eleitor fica a dúvida: quem de fato quer apenas trabalhar pelo bem do povo?
Nesse contexto, surge o movimento *PENSE LIVRE*, formado por _Pentecostenses_ com aspiração de liberdade, como uma voz que brota de pessoas comuns da sociedade civil, e que, no senso de dever cidadão, não apenas se inconformam com a situação atual da política municipal, mas também querem colaborar mais diretamente na garantia da moralidade e eficiência das ações governamentais na cidade. Caso contrário, isto é, se a nossa ação política cidadã se resumir, quando muito, a reclamações nas redes sociais, corremos o sério risco de sermos cúmplices das corrupções, más gestões etc. E não queremos isso!
Como primeira ação do movimento, está sendo desenvolvido um *Projeto de Lei de Iniciativa Popular*, por meio do qual se pretende _cortar pela metade o salário do prefeito e dos vereadores do município_.
A justificativa para a medida é muito concreta! Ora, o interesse na participação política DEVE se voltar para o INTERESSE PÚBLICO, e não no estabelecimento de boas condições de vida para os titulares dos cargos políticos. Logo, não há razão para privilégios, ainda mais frente à atual realidade de precarização de diversos serviços públicos! Com isso, visa-se que sejam separadas as pessoas políticas que tem o real interesse em trabalhar pelo bem comum daquelas que almejam apenas beneficiar a si e aos seus. _Os efeitos do projeto se evidenciarão desde já pelos votos contra ou à favor dos vereadores da Câmara Municipal e de forma permanente pelo salário reduzido desses cargos políticos municipais, inibindo a participação nas eleições de pessoas com interesses duplos_. E ainda, _pelo dinheiro economizado no corte de gastos proposto, que será destinado a um fundo de governo de aplicação específica em alguma área do serviço público municipal, de forma que será possível cobrar do administrador público por resultados concretos do uso da verba._
*A primeira etapa desta ação consiste na coleta de assinaturas de eleitores da cidade para que o projeto de lei venha a tramitar na Câmara Municipal. Precisaremos de 1500 assinaturas, que em breve começarão a ser coletadas. Para isso, convocamos você, CIDADÃO PENTECOSTENSE, para que colabore com este projeto divulgando e repassando esse informativo para as pessoas do seu convívio. Pense livre!*
Em breve, serão divulgadas mais informações.