Ajude-nos a formar o Parque Sete de Setembro
Para: Câmara de Vereadores e Prefeitura de Ribeirão Preto
A Praça Sete Setembro, inicialmente chamada de praça Aureliano de Gusmão, localizada hoje no centro de Ribeirão Preto, tem um área de mais de 16.500 metros quadrados. Surgiu na década de 1920 e foi ajardinada por volta de 1925-1926. Foi cercada por muro e tela de arame até a década de 1940. Bastante arborizada, conta com 86 espécies de árvores de grande porte com 281 exemplares de peróba, jequitibá, pau brasil, ipê-roxo, ipê-branco, ipê-amarelo, jacarandá roxo e sapucaia, entre outras(*). Além disso, abriga diferentes pássaros, desde o famoso pardal, a pombos, maritacas, sabiás, tucanos e até gaviões.
É preciso preservar esta área verde que, além de ter valor histórico no Coreto mais conhecido da cidade, precisa ser melhor conservada pois tem uma segurança bastante precária, com bancos e outras instalações mal conservados, e de difícil manutenção, além de dispendiosa. Para que isto seja possível, é preciso cerca-la pois já dispõe de instalações de lazer e excelente vegetação, condições essenciais para o estabelecimento de um parque. Com isso, como ocorre em outras praças que se tornaram parques, se espera maior segurança, maior número de frequentadores e redução expressiva no custo de manutenção.
Para que o Parque Sete de Setembro seja constituído, é necessario uma petição popular.
Contamos com você!!!!
Associação de Amigos da Praça 7 de Setembro (AAP7)
(*) Informações extraídas de tese de mestrado de Renata Gimenes, em Agronomia; “Análise histórico-cultural, paisagista e qualitativa dos elementos arquitetonicos da Praça Sete de Setembro, RP-SP” - UNESP, Jaboticabal, março 2010