Abaixo-assinado Pela Salvação da Reserva de Marapendi

Para: Presidência da República; Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Pela Salvação da Reserva de Marapendi!

A Reserva de Marapendi (situada entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro/RJ) completa no dia 15/08/2011 vinte anos, e já é cobiçada por construtoras e especuladores, só aguardando para iniciar um processo de ocupação e degradação total da área. Há vinte anos atrás, ninguém tinha a menor noção de que nos dias atuais estaríamos vivendo os gravíssimos problemas ambientais que estamos vivendo hoje. Essa reserva, incrustada no coração da cidade, já vive problemas ambientais gerados pelo esgoto dos prédios que a circulam. É uma área cheia de vida, última grande porção de restinga da cidade, habitada por jacarés, capivaras, garças, entre outras espécies da nossa fauna e flora. É uma pérola ambiental, e patrimônio não só do carioca, como de todo povo brasileiro, que merece preservação extrema e radical.

Essa petição (e esse movimento) visa que o poder público, no seu papel de gerenciar o patrimônio de todos, tome iniciativas no sentido de 1) preservar e coibir qualquer tentativa de ocupação e destruição desse ambiente, de 2) transformar a APA numa Área de Conservação Permanente - como Parque Nacional ou Monumento Nacional, 3) de revogar as mudanças em regras urbanísticas aprovadas pelos vereadores do Rio de Janeiro em 2005, e 4) proibir a construção do hotel da rede Hyatt com o divulgado investimento de US$ 40 milhões de dólares.

Qualquer justificativa de que tais ocupações seriam acompanhadas de "estudos ambientais" e de que "eco-resorts" são uma solução imobiliária para a área, são justificativas tolas, enganosas, e totalmente na contramão da necessidade radical de preservação de qualquer ambiente natural ainda existente. A Reserva de Marapendi é nossa e de mais ninguém! Por sua preservação eterna, somos contra qualquer tipo de especulação, ainda que cercada de "boas intenções".

18.003 Pessoas