Regulamentação da Profissão da Podologia

Para: Presidência da República, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal

A história da Podologia, registra que existia um profissional andarilho conhecido como Barbeiro, que passava de vilarejo em vilarejo fazendo atendimento as comunidades, um profissionais muito esperado, pela esporadicidade que prestava seus serviços em cuidado com os pés, corte de cabelo e tratamento de dentes, isso mesmo, este profissional polivalente era o dentista, o cabeleireiro e podólogo da época, e destas profissões ainda a podologia se encontra sem regulamentação, embora reconhecida pelo Ministério do Trabalho com o CBO 3221-10 ainda não se tem a Regulamentação e nem Conselho Profissional Próprio.
A podologia oferece um serviço de grande relevância a população brasileira, trabalhando na prevenção e intervenção de afecções nos pés, e este trabalho representa um grande valor em economia dos cofres públicas ao evitar-se por exemplo amputações e até possíveis óbitos quando se fala em diabetes.
Poderia-se oferecer o seu melhor quanto profissão e profissional se tivesse a profissão regulamentada e um conselho próprio de podologia, assim a classe representativa profissional da podologia vem por meio desse abaixo-assinado requerer que as instituições públicas do Brasil, olhem a podologia com maior carinho e que possibilite este avanço com a regulamentação e a constituição de um conselho profissional próprio.
Crendo que as instituições públicas brasileiras estão para servir o anseio do povo brasileiro, que é voz soberana para Nação, entendendo que estão em suas respectivas funções para atender esse anseio, torceremos para que a Voz Soberana do Povo e a Representatividade desta Categoria seja ouvida por meio desta petição.

Desde Já agradeçemos o atendimento desta.

Assinam,

Podólogos Brasileiros e Clientes/Pacientes