Para: Senado Federal

A CORRETA SISTEMÁTICA JURÍDICA DO PROCEDIMENTO DE IMPEDIMENTO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF.
LA SYSTEMATIQUE JURIDIQUE APPROPRIEE POUR LA PROCEDURE DE DESTITUTION DE LA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF.
THE PROPER LEGAL SYSTEMATIC FOR THE IMPEACHMENT PROCEEDING OF THE BRAZILIAN PRESIDENT DILMA ROUSSEF

1. A Constituição Federal de 1988 abre-se com a declaração solene de que “a República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito”. O atual processo de crime de responsabilidade, instaurado contra a Presidente Dilma Rousseff, infringe flagrantemente seus três princípios políticos fundamentais.
1. La Constitution Fédérale de 1988 s’ouvre avec la déclaration solennelle : « la République Fédérative du Brésil se constitue en un Etat Démocratique de Droit ». La présente procédure de crime de responsabilité, instaurée contre la Présidente Dilma Rousseff viole de façon flagrante ses trois principes politiques fondamentaux.
1. The Federal Constitution of 1988 opens with the solemn declaration: “the Federative Republic of Brazil is a legal democratic state”. The current process of crime of responsibility, initiated against President Dilma Rousseff, flagrantly violates its three fundamental political principles.

2. Viola o princípio republicano, porque submete o bem comum do povo (res publica) ao interesse particular de um grupo minoritário de cidadãos. Desrespeita o princípio democrático, porque busca destituir a Presidente da República legitimamente eleita, em razão de fatos que não dizem respeito à violação da soberania popular. Por fim, infringe o princípio do Estado de Direito, porque descumpre uma série de procedimentos que constituem condições indispensáveis ao exercício do poder excepcional de destituição da Chefe de Estado, como se passa a demonstrar.
2. Elle viole le principe républicain, car elle soumet le bien commun du peuple (res publica) à l’intérêt privé d’un groupe minoritaire de citoyens. Elle ne respecte pas le principe démocratique, parce qu’elle cherche à destituer la Présidente de la République élue de façon légitime en raison de faits qui ne concernent pas la violation de souveraineté populaire. Finalement, elle enfreint le principe de l’Etat de Droit, parce qu’elle n’accomplit pas une série de procédures constituant des conditions indispensables à l’exercice du pouvoir exceptionnel de destitution de la Chef d’Etat, comme nous le démontrerons ci-après.
2. It violates the republican principle, because it submits the common good of the people (res publica) to the private interest of a minority group of citizens. It violates the democratic principle, because it seeks to remove the legitimately elected President of the Republic, because of facts that do not concern the violation of popular sovereignty. Finally, it infringes the principle of the Rule of Law, because it does not accomplish a number of procedures constituting essential conditions for the exercise of the exceptional power of impeachment of the Head of State, as will be shown below.

3. Para caracterizar “crime de responsabilidade”, na forma do art. 85, inc. VI, da CF, e do artigo 10 da Lei 1079/1950, com fundamento em fatos extraídos do orçamento da União de 2015, é necessário parecer prévio do Tribunal de Contas, relativo às contas prestadas pela presidência da República no exercício orçamentário que se pretenda questionar.
3. Afin de caractériser un « crime de responsabilité », en conformité avec l’article 85, point VI, de la Constitution Fédérale, et de l’article 10 de la Loi nº 1079/1950, se fondant sur des faits extraits du budget de la Fédération de 2015, il faut un rapport préalable de la Cour des Comptes sur les comptes présentés par la présidence de la République pour l’exercice budgétaire que l’on entend contester.
3. In order to characterize a “crime of responsibility”, in accordance with art. 85, VI, of the Constitution and art. 10 of Law nº 1079/1950, on the ground of facts taken from the 2015 Federal Budget, prior opinion of the Accounting Court on the accounts provided by the Presidency of the Republic for the fiscal year that is to be to question is required.

4. Assim também, neste mesmo sentido, faz-se necessário prévio parecer da “Comissão Mista Permanente de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização”, sobre as contas prestadas pela presidência da República relativas ao mesmo orçamento, nos termos do art. 166, inc. I, da CF.
4. En ce sens, un rapport préalable de la « Commission Mixte Permanente de Plans, de Budgets Publics et d’Inspection » au sujet des comptes présentés par la présidence de la République pour le même exercice budgétaire est nécessaire, conformément à l’article 166, point I, de la Constitution Fédérale.
4. In this sense, a prior opinion of the “Permanent Joint Committee of Plans, Public Budgets and Monitoring”, on the accounts provided by the presidency for the same budget is necessary, in accordance with art. 166, I, of Federal Constitution.

5. E, por fim, após ultrapassadas estas duas etapas, é imperiosa a conclusão do Congresso, em sessão conjunta, sobre a rejeição das contas, com base no art. 49, inc. IX, da CF (com “rejeição” ou “aprovação com ressalva” que evidencie a conduta ilícita).
5. Finalement, après être passé par ces deux étapes, la conclusion du Congrès pour le rejet des comptes, au cours d’une séance conjointe, est impérative, suivant l’article 49, point IX, de la Constitution Fédérale (concluant pour un « rejet » ou une « approbation sous condition » qui démontre le comportement illicite).
5. Finally, after having overcome these two steps, the conclusion of Congress for the rejection of the accounts, in joint session, is imperative, based on art. 49, IX, of the Constitution (concluding for “rejection” or “approval with reservations” evidencing unlawful conduct).

6. A sistemática do artigo 85 da Constituição exige, para fundamentação do pedido de afastamento do Presidente, a indicação precisa do ato que ele praticou, diretamente, no exercício do mandato que esteja exercendo, para que reste enquadrado em uma das figuras legais de crime de responsabilidade. E para que se caracterizar o crime, é necessária ainda a comprovação de que o ato foi praticado de má fé, com a intenção de obter proveito ilícito próprio.
6. Afin de justifier la demande d’écartement du Président, la systématique de l’article 85 de la Constitution exige l’indication précise de l’acte pratiqué, directement, dans l’exercice du mandat qu’il est en train d’exercer, pour l’encadrer dans l’une des figures légales de crime de responsabilité. Pour que ce crime soit caractérisé, il faut encore prouver que l’acte a été commis de mauvaise foi, dans l’intention d’obtenir un profit personnel illicite.
6. In order to justify the motion of impeachment of the President, systematic of art. 85 of the Constitution requires the precise indication of the act he/she committed, directly during the mandate he/she is exercising, so that the crime of responsibility is framed in one of the legal provisions. For the crime to be characterized, it is still necessary to prove that the act was committed in bad faith, with the intention of obtaining personal illicit advantage.

7. Sem isso, não é possível utilizar o argumento jurídico-constitucional de ter havido desrespeito à lei orçamentária, para fins de validamente tramitar ou aprovar impedimento do Presidente da República por crime de responsabilidade.
7. Sans cela, il n’est pas possible de se servir de l’argument juridique et constitutionnel de non-respect de la loi budgétaire, aux fins de faire avancer ou d’approuver la destitution du Président de la République pour crime de responsabilité.
7. Without this, it is not possible to use the legal-constitutional argument of not having respected the budget law, for the purpose of advancing or approving the impeachment of the President of the Republic for crime of responsibility.

8. Uma série enorme de argumentos de mérito pode ser utilizada e alegada em defesa do não-cabimento de pedido de impedimento da Presidente Dilma Rousseff por descumprimento da legislação orçamentária. Têm sido listados: (a) desvio de finalidade pelo Presidente da Câmara no recebimento do pedido de impedimento, (b) perda de objeto por aprovação posterior da nova meta fiscal, (c) impossibilidade de alteração da jurisprudência do TCU com efeitos retroativos, etc. Todos estes argumentos nem chegam a ter cabimento ou debate sem que o pleito de impedimento, pelo mérito, tenha início com a verificação, ainda que em tese, da figura típica do art. 85, inc. VI, da CF.
8. Toute une série d’arguments de fond peut être invoquée et alléguée pour défendre l’impossibilité d’accepter la demande de destitution de la Présidente Dilma Rousseff pour violation de la législation budgétaire. Par exemple : (a) détournement de pouvoir par le Président de la Chambre des Députés dans l’acceptation de la demande de destitution, (b) perte de l’objet étant donné l’approbation postérieure d’un nouvel objectif fiscal, (c) impossibilité de changement de la jurisprudence de la Cour des Comptes avec des effets rétroactifs, etc. Tous ces arguments ne peuvent pas avoir lieu ou même être débattus sans que la demande de destitution sur le fond ait débuté avec la vérification – même en théorie – de la figure typique de l’article 85, point VI, de la Constitution Fédérale.
8. A large number of arguments on the merits can be invoked and alleged to defend inability to accept the motion for impeachment of President Dilma Rousseff for breach of budget legislation. For instance: (a) misappropriation of power by the Chamber of Deputies upon acceptance of the motion for impeachment, (b) the subsequent approval of the new fiscal target has made the motion for impeachment to become moot, (c) impossibility of changing the Accounting Court’s precedents with retroactive effect, etc. All these arguments cannot take place or even be discussed if motion for impeachment on the merits has not started with the checking – even in theory – of the behavior contained in art. 85, VI, of the Federal Constitution.

9. O percurso e competências constitucionais decorrentes dos arts. 85, inc. VI, 166, inc. I, e 49, inc. IX, são cogentes, e não podem ser afastados por um procedimento especialmente criado para acelerar uma vontade política conjuntural, ainda que à unanimidade.
9. Le parcours et les compétences constitutionnelles prévus par les articles 85, point VI, 166, point I et 49, point IX, sont obligatoires, et ne peuvent être écartés par une procédure créée spécialement pour accélérer une volonté politique de conjoncture, même à l’unanimité.
9. The path and constitutional powers arising from arts. 85, VI, 166, I and 49, IX, are cogent, and cannot be removed by a procedure specially created to accelerate a conjuncture of political will, although unanimously.

10. A Constituição de 1988 continua em vigor, e não podem a Câmara, o Senado, o STF, e nem mesmo o especial tribunal de impedimento (Senado sob a presidência do Ministro-Presidente do STF) alterarem casuisticamente o rito nela traçado.
10. La Constitution de 1988 continue en vigueur, et la Chambre des Députés, le Sénat, la Cour Suprême Fédérale, ni même le tribunal spécial de destitution (le Sénat sous la présidence du Ministre-Président de la Cour Suprême Fédérale) ne peuvent modifier de façon casuistique le rite qui y a été tracé.
10. The 1988 Constitution is still in force, and the Chamber of Deputies, the Senate, the Supreme Court, and even the special impeachment court (Senate under the chairmanship of Minister-President of the Supreme Court) cannot change case by case the rite that was traced there.

Brasil, 27 de junho de 2016.

Fabio Konder Comparato – Professor Emérito da USP

Gilberto Bercovici – Professor Titular da USP

Dalmo de Abreu Dallari – Professor Emérito da USP e Ex-Diretor da Faculdade de Direito da USP

Marcelo Neves - Professor Titular de Direito Público da Faculdade de Direito da UnB

Friedrich Müller - jurista alemão que leciona Direito Constitucional, Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito na Universidade de Heidelberg - Alemanha

André Ramos Tavares – Professor Titular de Direito Econômico da USP e de Direito Constitucional da PUC-SP

Pedro Estevam Serrano – Professor da Faculdade de Direito da PUC-SP

Martonio Mont'Alverne Barreto Lima - Professor Titular da Universidade de Fortaleza-CE

Silvio Luís Ferreira da Rocha – Professor de Direito da PUC-SP

Wilson Ramos Filho (Xixo) – Professor de Direito do Trabalho da UFPR e Presidente licenciado do Instituto Defesa da Classe Trabalhadora

Rafael Valim – Professor da PUC-SP

Peter Burke – Professor de História Cultural, Universidade de Cambridge

António Avelãs Nunes – Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Pablo Ángel Gutiérrez Colantuono - Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Comahue - Argentina

David Lehmann - Professor Emérito e ex-Diretor do Centro de Estudos Latinoamericanos da Universidade de Cambridge, Inglaterra

Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke - Pesquisadora Associada, Universidade de Cambridge

Agostinho Ramalho Marques Neto – Psicanalista, Advogado e Professor de Filosofia do Direito e Filosofia Política

Aldaiza Sposati – Professora Titular da PUCSP

Carlos Frederico Marés de Souza Filho – Professor Titular de Direito Agrário e Ambiental da PUC-PR, ex-procurador-geral do Estado do Paraná e ex-presidente da FUNAI

Claudia Maria Barbosa - advogada e professora titular de direito constitucional da PUC/PR.

Geraldo Prado - Professor de Direito da UFRJ

Gisele Cittadino - Professora PUC-Rio

Helena Coharik Chamlian - Professora Senior da USP

Jacinto Nelson de Miranda Coutinho - Professor Titular de Direito Processual Penal da UFPR

Jacques Távora Alfonsin - Professor de Direito Civil e de História do Direito na UNISINOS; Procurador do Estado do Rio Grande do Sul aposentado; Advogado de sem-terra e de sem-teto

Jorge Luiz Souto Maior – Professor da Faculdade de Direito da USP

José Antônio Peres Gediel – Professor Titular de Direito Civil da UFPR

José Esteban Castro - Professor of Sociology - School of Geography, Politics and Sociology - Newcastle University - United Kingdom

José Geraldo de Sousa Júnior - jurista, ex-Reitor da UnB

Katya Kozicki - professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professora associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR), programas de graduação e pós-graduação em Direito

Luiz Roberto Santos Moraes - Professor Titular e Participante Especial da Universidade Federal da Bahia

Manoel Caetano Ferreira Filho - Professor de Direto Processual Civil da UFPR e ex-conselheiro federal da OAB

Manuel Gandara Carballido - Universidad Pablo de Olavide Es

Marcio Sotelo Felippe - advogado

Marcos Sacristán Represa - Catedrático (jubilado) de Derecho Mercantil de la Facultad de Derecho de la Universidad de Valladolid (ESPAÑA), Colaborador Honorífico de la misma, miembro del Instituto de Estudios Europeo y ex-Rector de la Universidad de Valladolid

Maria Luiza Pereira de Alencar Mayer Feitosa - Professora titular do curso de Direito da UFPB

Paulo Abrão - ex-secretário nacional de justiça

Paulo Teixeira – advogado e deputado federal

Ricardo Lodi Ribeiro – Professor Adjunto de Direito Financeiro da UERJ

Ricardo Marcondes Martins - Professor da Faculdade de Direito da PUC-SP

Rômulo de Andrade Moreira - procurador de justiça na Bahia e professor de direito processual penal

Rosa Maria Perez - Departamento de Antropologia ISCTE-University of Lisbon Institute, Visiting and Institute Chair Professor (Anthropology), Indian Institute of Technology (IIT) Gandhinagar, Council, European Association for South Asian Studies, Board of advisors, South Asia Democratic Forum

Silvio Roberto Magalhães Orrico – Professor Titular UEFS (Doutor pela Faculdade de Saúde Pública da USP)

Sueli Gandolfi Dallari – Professora Titular da USP

Sylvia Calmes-Brunet - Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Rouen - França

Thomas Bustamante - Professor de Filosofia do Direito da UFMG

Adriana Espíndola Corrêa – Professora de Direito da UFPR

Ana Claudia Santano - Professora de Direito Eleitoral no Brasil e no exterior

André Franco de Oliveira Passos - advogado

Beatriz Vargas Ramos - Professora da Faculdade de Direito UnB

Carol Proner – Professora de Direito Internacional da UFRJ

Cláudio António Ribeiro – advogado

Darci Frigo - advogado

Eneida Desiree Salgado – Professora de Direito Constitucional da UFPR

Gustavo Fontana Pedrollo - Procurador Federal (AGU), Mestre em Dto Público (UFSC), Diretor-Presidente da Associação Advogadas e Advogados Públicos para a Democracia

José Carlos Moreira da Silva Filho - Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUCRS e Vice-Presidente da Comissão de Anistia do Brasil

Katie Silene Cáceres Arguello - Professora da Graduação e da Pós-graduação em Direito da UFPR

Leonardo Isaac Yarochewsky - Advogado e Professor de Direito da PUC-Minas

Lígia Melo de Casimiro - professora de Direito Administrativo e Direito Urbanístico da FAP/CE; advogada e consultora jurídica área de Direito Urbanístico

Luiz Carlos da Rocha - advogado

Luiz Fernando Ferreira Delazari – advogado, ex-secretário de segurança do Paraná

Magda Biavaschi – Professora de Direito CESIT/UNICAMP

Marcelo Cattoni - Professor de Direito Constitucional da UFMG

Márcio Tenenbaum - advogado

Margaret Matos de Carvalho - Procuradora Regional do Trabalho

Maria do Rosário Barbato – Professora da UFMG

Mauro Auache - advogado

Nasser Ahmad Allan - advogado e professor de Direito do Trabalho

Nelton Miguel Friedrich – advogado, foi deputado constituinte e assinou a Constituição de 1988

Paulo Ricardo Schier - Professor de Direito Constitucional no UniBrasil

Prudente José Silveira Mello - Professor da Faculdade CESUSC, Doutor em Direitos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide e pelo coletivo dos Juristas Catarinenses pela Legalidade, Democracia e Justiça

Salah H. Khaled Jr - professor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Sandro Lunard Nicoladeli - Professor de Direito do Trabalho da UFPR

Sayonara Grillo Silva - professora da Faculdade de Direito da UFRJ

Ricardo Prestes Pazello - professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e secretário-geral do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS)

Tarso Cabral Violin – Professor de Direito Administrativo, Direito do Terceiro Setor e Ciência Política no Paraná

Tatyana Scheila Friedrich – Professora de Direito Internacional da UFPR

Abiael Franco Santos - Procuradora Regional do Trabalho MPT/PRT da 15ª Região

Adma Muhana - Professora de Literatura Portuguesa da USP

Adriana An- de Faria – Professora da PUC-SP

Adriana Geisler - Professora PUC-Rio

Adriane Vidal Costa - Professora Departamento de História – UFMG

Alexandre Garcia Araújo (Xandó) - Advogado Popular, Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Subseção de Vitória da Conquista - BA

Alexandre Luís Cesar - Professor da Faculdade de Direito da UFMT

Ana Amélia Camargos PUC/SP

Antonio Augusto Tams Gasperin - advogado, mestre pela FADUSP, professor no Centro Universitário Ritter dos Reis (Canoas, RS)

Antonio Miguel Vieira Monteiro - Pesquisador Sênior do INPE- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, SJC-SP

Argemiro Martins - Professor de Direito Público da Faculdade de Direito da UnB

Arlete Moysés Rodrigues – Professora Livre Docente UNICAMP

Bárbara Lou da Costa Veloso Dias – Professora da UFPA

Betânia Gonçalves Figueiredo - História - UFMG

Bruno Brasil de Carvalho - Professor Cesupa

Bruno Schmidt – advogado

Carlos Freitas - Professor da UNEB e da UFBA

Casemiro Laporte - advogado

Cecilia Caballero Lois - FND/UFRJ

Celso Fernando Favaretto – Professor da USP

Cícero Vieira de Araújo – advogado

Cinzia Barreto - Professora da Unijorge

Cláudio Carvalho - Professor de Direito Ambiental, Urbanístico e Agrário na UESB.

Clilton Guimarães dos Santos – Professor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - SP

Constance Moreira Modesto – advogada

Cristiano Paixão – Professor da Faculdade de Direito da UnB.

Cynara Monteiro Mariano - Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará

Daniel Gaspar - PUCPR

Daniel Godoy Junior – advogado

Daniel de Menezes Pereira - advogado e mestre em Direito Penal e Medicina Forense pela USP

Daniel Torres de Cerqueira - Mestre em direito pela UFSC

Daniela Felix - Professora UFSC e CESUSC

Danilo Uler Corregliano - advogado e professor da pós-graduação da Unianchieta

Denise da Veiga Alves - advogada popular

Dieter Wartchow - Professor na UFRGS

Diego Felipe Bochnie Silva - advogado trabalhista e sindical

Djefferson Amadeus - mestre em direito, advogado

Dykson Joaquim Soares Leite - advogado

Edgilson Tavares de Araújo – Professor adjunto na área de Políticas Públicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Eduardo Faria Silva - advogado e professor de Direito

Eduardo Thomazoni Pessoa Silva - advogado

Eliane Robert Moraes – professora de literatura na FFLCH da USP

Emanuel Jones Xavier Freitas - Docente e Coordenador do Curso de Serviço Social da Universidade de Santo Amaro-SP

Emanuel Jones Xavier Freitas - Professor na Anhanguera Valinhos, na FAPSS e na UNISA

Emanuel Luiz Pereira da Silva - Professor da Faculdade Internacional da Paraíba - FPB

Emilio Peluso Neder Meyer - Professor de Direito Constitucional da UFMG

Emir Baranhuk Conceição - advogado trabalhista

Eric Rosa da Silva Guimarães – advogado

Ernane Garcia Ferreira - Advogado e Dirigente Sindical

Everaldo Gaspar Lopes de Andrade - Faculdade de Direito do Recife

Fabiana Curi - Professora de Direito da UFMT e Univag em Cuiabá/MT

Fabio Augusto Mello Peres - advogado

Fabíola de Andrade Colle - advogada

Felipe Braga Albuquerque - Prof. Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará

Fernanda Frizzo Bragato - Professora do Programa de Pós-graduação em Direito da Unisinos

Fernando Fontainha - Professor do IESP/UERJ

Fernando de Brito Alves - Coordenador de Pós-graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UENP

Flavio Crocce Caetano - Advogado, Professor de Direitos Humanos da PUC-SP

Francisco Celso Calmon Ferreira da Silva - advogado

Gilmar Jorge dos Santos - advogado

Gilsely Barbara Barreto Santana - Advogada e Professora UNEB

Giselle Flügel Mathias Barreto - advogada

Giselle Marques de Araújo - Doutora em direito pela UVA-RJ, advogada e professora universitária

Gladstone Leonel Júnior - Doutor em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília. Pós-doutorando pelo PPGDH/UnB

Guida Bittencourt - Advogada, professora da UniBrasil

Guilherme Augusto Portugal Braga - Professor de direito penal na Escola Superior Dom Helder Câmara

Gustavo de Faria Moreira Teixeira - Mestre em Direito Agroambiental pela UFMT, professor de Direito Constitucional e Direito Internacional da Universidade de Cuiabá.

Gustavo Ferreira Santos - Professor de Direito Constitucional da UNICAP e da UFPE

Gustavo Just - professor da UFPe

Gustavo Siqueira - Professor da UERJ

Heloisa Helena Mesquita Maciel – Professora da PUC-Rio

Heloisa Meireles Gesteira - MAST/MCTI

Hugo Leonardo Pádua Mercês - advogado e professor de Processo Civil

Humberto Boaventura - advogado MST Paraná

Ipojucan Demétrius Vecchi - advogado e professor de direito do trabalho da faculdade de direito da universidade de Passo Fundo

Iris Kantor - Departamento de História /FFLCH- USP

Itacir Todero - Conselheiro-Substituto do Tribunal de Contas do Ceará

Ivanilda Figueiredo - doutora em direito PUC-Rio

Ivete Maria Caribé da Rocha - advogada

Jean-François Deluchey - Universidade Federal do Pará

João Adolfo Hansen – Professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - USP

João Andrade Neto – Professor de Direito Eleitoral da PUC Minas e doutorando em direito pela Universität Hamburg

João Carlos de Freitas - Advogado

João Paulo Allain Teixeira - professor da UNICAP e UFPE

Joao Paulo de Faria Santos - Advogado da União, Mestre em Direito Constitucional (UnB)

João Ricardo Wanderley Dornelles - Professor PUC-Rio; Coordenador-Geral do Núcleo de Direitos Humanos da PUC-Rio

Joaozinho Santana - advogado trabalhista

Joelson Dias – Professor de Direito Eleitoral – Brasília-DF;

Johny Adriano Vieira Tinin - advogado

Jonnas Vasconcelos - Doutorando e Mestre pela Faculdade de Direito da USP e professor da Faculdade de Direito da UFBA

José Ponciano de Carvalho Junior – Professor da Faculdade de Direito da UFBA e da Escola de Magistrados da Bahia

José Ricardo Cunha - Professor Associado UERJ

Juliana Neuenschwander Magalhaes - Professora da Faculdade Nacional de Direito/UFRJ

Juliana Teixeira Esteves - Professora da FDR/UFPE

Juliano Zaiden Benvindo – Professor da UnB-DF

Jurandir Malerba - Professor Titular de História/UFRGS

Klara Kaiser Mori - Professora Livre Docente FAUUSP

Lafayette Dantas da Luz - Professor Associado da UFBA

Leon Kossovitch – Professor do Departamento de Filosofia - USP

Leonardo Vieira Wandelli - Professor do PPGD/UNIBRASIL

Leopoldo Tavares Viana – advogado

Ligia Giovanella – Professora da Ensp/Fiocruz Escola Nacional de Saúde Pública / Fundação Oswaldo Cruz

Lincoln Secco - Universidade de São Paulo (USP) - Departamento de História

Luara Soares Scalassara – advogada

Luciana Grassano Melo - professora de direito da UFPE

Luís Carlos Moro - advogado e professor

Luiz Costa Lima - Professor emérito da PUC-RJ

Luiz Mariano Carvalho – Professor Associado UERJ

Maira Rocha Machado - professora da FGV Direito SP

Manoel de Sena Rosa Filho – Advogado

Manoel Severino Moraes de Almeida - professor de Direitos Humanos do Curso de Direito da Uninassau e membro da Comissão Nacional de Anistia

Manuel Gandara Carballido - Universidad Pablo de Olavide Es

Marcelo Giovani Batista Maia - advogado e professor da UniBrasil

Marcelo Labanca - Universidade Católica de PE

Marcelo Luciano Vieira - Departamento de Serviço Social da PUC-RIO

Marcelo Trindade de Almeida - advogado

Marcelo Veiga - advogado

Márcio Augusto Paixão - advogado

Marcos Leite Garcia - Doutor em Direito, professor da Univali-SC

Marcos Rocha - professor de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos/RJ

Margareth Anne Leister – Professora da UniFieo – SP

Maria Cristina Vidotte Blanco Tarrega - Professora FD UFG

Maria de Fátima V. Noleto – Professora de História do Direito da Universidade do Estado da Bahia

Maria do Socorro Fernandes de Carvalho - Professora de Letras na Universidade Federal de

Maria Dulce de Faria – Biblioteca Nacional

Maria Fernanda Salcedo Repolês - Professora de Sociologia do Direito UFMG.

Maria José Farinas Dulce – Professora de filosofia do direito da Univ Carlos III Madrid

Maria Luiza Flores da Cunha Bierrenbach - Procuradora do Estado de S. Paulo, aposentada

Marília Lomanto Veloso - Professora aposentada da UEFS, advogada, membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB BA

Marília Montenegro - Professora UNICAP /UFPE