SP. 10/12/2013.
A
SMS - COMURGE - Coordenadoria Municipal de Atenção às Urgências e Emergências
A/C - Coordenadoria
Em virtude do assunto, encaminhamos o presente para conhecimento e que mais couber.
Informamos que uma cópia desta comunicação, foi enviada à requerente para acompanhamento.
Atenciosamente,
Valentin Santiago
Ouvidoria Central da Saúde
Ouvidor – SMS-G.
[email protected]
De: Lu Nas [mailto:[email protected]]
Enviada em: sexta-feira, 6 de dezembro de 2013 17:35
Para: SMS - Ouvidoria
Assunto: Reclamação dos funcionários do SAMU
CONTRA ESCALAS MENSAIS DE TRANSFERÊNCIAS DE BASES FORA DO HORÁRIO DE TRABALHO
Os Servidores do SAMU, Funcionários Públicos , reconhecem a previsão legal que faculta à Administração Municipal a alteração do local de prestação de serviços de seus colaboradores.
Nossa função, como é cediço, é vital ao Cidadão e, acima de tudo , encontram-se as missões de atender, resgatar e salvar pessoas nossos concidadãos . Nada é mais importante que salvar uma vida !
Entretanto, ao submeter-se ao processo de seleção e proceder à escolha do LOCAL DE TRABALHO, nós seres humanos, pais e mães de família , Servidores Municipais, o fazemos levando em conta a proximidade , a conveniência e a adequação de prestarmos serviços em Local Determinado , em Base Definida. Tal prerrogativa, assumida pela Administração, evidentemente visa à adequada gestão do Serviço facultando ao Servidor a programação de seu deslocamento e a faculdade de , premidos pela necessidade e baixos salários, eventualmente assumir outros compromissos profissionais para prover a adequada manutenção de sua família. Da mesma forma , a definição do HORÁRIO DE TRABALHO é outra condição do contrato entre Administração e Servidor , influenciado pelas mesmas condições.
As Coordenações e Gerências regionais, com ênfase na Zona Leste da cidade , com base na faculdade administrativa citada têm elaborado ESCALAS MENSAIS de trabalho dos Servidores fora de suas bases originalmente objeto de escolha. Tal circunstância visa a cobertura de claros nas bases e têm-se tornado uma rotina que atinge aos Servidores de modo desrespeitoso, autoritário e cruel. O Servidor passa a deslocar-se a bases muito distantes com prejuízo quanto às notações de frequência, retardo no término da jornada e trajetos inconstantes que acabam por inviabilizar qualquer planejamento pessoal, com reflexos no ambiente familiar.
Assim, Senhor Diretor , apresentamo-nos a V.Sa. no sentido de REQUERER , considerando o respeito merecido, as dificuldades já enfrentadas em face da realidade salarial e a dignidade no tratamento do Colaborador , que o início e o término das jornadas de trabalho (plantões) se dê NA BASE DE LOTAÇÃO DO SERVIDOR. Outrossim, diante da necessidade de eventual cobertura de claros em bases diferentes, que o deslocamento se dê às expensas do Sistema e com rigorosa observação do término da jornada, no horário pré-determinado, na base de origem.
Por considerar de JUSTIÇA , entendendo que a medida logra minimizar situação transitória a ser sanada pela contratação de pessoal, é que recorremos ao elevado espírito público demonstrado por Vossa Senhoria na qualidade de Servidor Municipal.
O problema atual e não resolvido já está documentado, protocolado e anexado neste e-mail, na CECOM-SAMU diretor já ciente.
Fico no aguardo,
Lucimara Nascimento Udala