Abaixo-assinado Movimento pela segurança dos usuários e beneficiários do Salão do Encontro
Para: Prefeito Municipal de Betim
Movimento da Comunidade e Amigos do Salão do Encontro - Betim - Minas Gerais
Em manifesto contra a situação em que se encontra a Rua João da Silva Santos, bairro Santa Lúcia, localizada em frente ao Salão do Encontro, viemos por meio deste manifestar a nossa insatisfação.
São vários os fatores ocorridos ao longo dos anos e que vêm trazendo transtornos e riscos à integridade física de 1.400 pessoas que participam dos programas da instituição, dentre elas crianças, pessoas com deficiência, idosos, funcionários e visitantes.
Desta maneira, enumeramos os principais problemas recorrentes:
• Constante fluxo de veículos, principalmente de carga pesada, para uma rua estreita, o que vem dificultando a mobilidade das pessoas;
• Ocorrências de atropelamentos de pedestres;
• Rachadura do nosso patrimônio histórico em decorrência dos impactos destes veículos pesados;
• Colisões de veículos de visitantes e trabalhadores;
• Constante rompimento das fiações dos postes, devido ao fluxo de caminhões e ônibus, interrompendo o fornecimento de energia elétrica ou de telefonia;
• Carros de som com volume exagerado atrapalham as aulas e a concentração dos alunos, artesãos e visitantes;
São 42 anos de funcionamento do Salão do Encontro, mais de 8 mil famílias beneficiadas pelos programas. A instituição, que representa um importante ponto turístico da cidade, e recebe anualmente milhares de visitantes de todo país e exterior, projetou Betim para o mundo, a ponto de diversas autoridades e representantes de diferentes países cruzarem oceano para conhecer de perto o trabalho da entidade.
Desta maneira, como comunidade participante e beneficiária desta instituição, nos mobilizamos para garantir o direito à segurança do nosso patrimônio e das pessoas. Assim, buscamos junto às autoridades dos órgãos públicos competentes o fechamento desta rua. O objetivo é que ela se torne um trecho seguro e um espaço de convivência com bancos e jardins.
Enfatizamos que esta ação proporcionará benefícios não apenas para o público interno e sim para toda comunidade e público freqüentador do Salão do Encontro.